quant
Fique ligado

Opinião

A DECO aconselha: Beneficiou da moratória? Saiba o que esperar com o fim desta medida

Publicado

em

Publicidade

Foi aprovado o Decreto-Lei nº 70-B/2021, de 6 de agosto, que altera o regime legal de prevenção e gestão de incumprimento no contrato de crédito, prevendo medidas de proteção, nomeadamente, para os consumidores com contrato abrangidos pela moratória.

Neste diploma é prevista a obrigação dos bancos até:

30 dias face à data do fim da moratória contactarem o consumidor, tendo este contacto o intuito de recolher os elementos necessários para verificar a existências das dificuldades e avaliar a capacidade financeira do consumidor;

15 dias face à data do fim da moratória para, existindo viabilidade de acordo com a avaliação previamente realizada, apresentarem propostas que visem evitar a entrada do contrato de crédito em incumprimento.

No caso de não existir acordo entre o consumidor e o banco e verificando-se uma situação de incumprimento o consumidor é integrado no PERSI, procedimento extrajudicial de regularização de situações de incumprimento, e nos 90 dias seguintes ao fim da moratória, o banco não pode:

  • Resolver o contrato de crédito;
  • Instaurar ações judicias;
  • Ceder o contrato a terceiros.

Por último sublinha-se que não existe, em nenhuma destas circunstâncias, a obrigação da instituição bancária apresentar uma proposta sobre uma possível solução, no caso desta entender que não existir capacidade financeira do consumidor, existe apenas e só a obrigação da realizar uma avaliação da capacidade financeira do consumidor. Saiba mais aqui.

Para mais informações ou dúvidas, não hesite em contactar-nos telefonicamente, para o número 223 391 961ou por email: gas.norte@deco.pt .

Publicidade
Continuar a ler...

Edição 785

Escrita com Norte: Quase que chegava atrasado

“Olho para o relógio. São nove horas e três minutos e pensei, “Devem chamar-me a seguir!”.
A mesma menina, mas por vezes outra, abria a porta e chamava sempre, ou por uma senhora ou por um José, que teimava em não ser Calheiros…e eu continuava à espera!”

Publicado

em

Publicidade

Estava na fase entre o sono e o despertar, aquela que não sabemos se estamos a dormir acordados ou a sonhar que estamos despertos e apercebo-me de três barulhos: o miar dos meus gatos, o toque do despertador, que por norma me obrigam a sair da cama, mas o outro…

 

Já é assinante? Inicie sessão

Não é Assinante? Clique aqui e assine os nossos conteúdos a partir de 1 euro

 

Continuar a ler...

Edição 785

Folha liberal: Com a verdade me enganas…

“Podemos ficar com a sensação de que a economia portuguesa apresenta uma pujança que não víamos há décadas, mas se olharmos de uma forma mais atenta, logo verificamos que isso não é nada assim”.

Publicado

em

Publicidade

Há pouco mais de um mês, foi noticiado com grande ênfase, que a economia portuguesa cresceu 6,7% em 2022, o valor mais alto desde 1987 e o 2º maior da UE. Visto assim, podemos ficar com a sensação de que a economia portuguesa apresenta uma pujança que não víamos há…

 

Já é assinante? Inicie sessão

Não é Assinante? Clique aqui e assine os nossos conteúdos a partir de 1 euro

 

Continuar a ler...

Edição Papel

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 23 de março de 2023

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 23 de março de 2023

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...