Ano 2007
Leixões perde liderança na Trofa
Cinquenta segundos bastaram para o Trofense colocar em delírio os adeptos que assistiram à partida com o até então líder da Liga Vitalis, Leixões, num golo apontado por Dedé e que carimbou a segunda vitória trofense intramuros. A equipa de Matosinhos não apresentou argumentos para inverter o marcador e foi substituído da liderança da Liga Vitalis pelo Rio Ave.
Depois de um jejum de pontos que se prolongou por quatro jornadas, o Trofense reencontrou de novo o caminho das vitórias no confronto com o Leixões, que até se confrontar com a formação de Daniel Ramos, matinha-se na liderança do campeonato. O golo solitário de Dedé aos cinquenta 
Apesar de estarem mais empenhados defensivamente, os atletas da Trofa também deram trabalho aos leixonenses, que por algumas vezes tiveram que travar as investidas do adversário lançadas pelos flancos.
A abordagem à etapa complementar por parte da equipa de Matosinhos foi similar aos primeiros quarenta e cinco minutos, com a mesma incapacidade de encetar lances objectivos e perigosos para a baliza de Vitor. Com o passar do tempo o nervosismo começou a dominar os jogadores de Vitor Oliveira, que abusavam do futebol directo, bombeando bolas para a área, onde aí quem liderou foi Idalécio, que anulou todas as tentativas aéreas do adversário.
A melhor oportunidade de golo dos forasteiros ocorreu já perto do final, numa boa iniciativa individual de Leandro Tatu, que mesmo assim não conseguiu destronar o guardião trofense.
Satisfeito com o resultado, o técnico Daniel Ramos começou por sublinhar que foi uma "vitória sobre o primeiro classificado", importante e moralizadora: "Em noventa por cento do jogo fomos mais equipa que o adversário e mesmo reconhecendo que o jogo não foi bonito, para quem vem de quatro derrotas este triunfo enche-nos de ânimo".
Considerando o jogo "fraco e de má qualidade", Vitor Oliveira assumiu que não esperava "perder na Trofa", contudo reconheceu que a equipa "nada fez para ganhar" e frisou o peso do golo madrugador "numa altura em que era proibido sofrer golos". Na opinião do técnico "nada foi feito para resolver o jogo", que acaba com uma derrota "penalizadora" e que transparece na "péssima exibição" do Leixões. Resultado: "um passo atrás".
O desaire leixonense foi bem aproveitado pelo Rio Ave que, batendo no Estádio dos Arcos o Santa Clara por 2-0, ascendeu à liderança do campeonato com quarenta pontos. Com o empate a duas bolas sobre o Estoril, o Feirense aproximou-se do terceiro lugar, ocupado pela equipa açoriana. Trofense e Olhanense foram as restantes equipas que subiram na tabela classificativa, face às vitórias sobre Leixões e Olivais e Moscavide, respectivamente.
Para a próxima jornada o emblema da Trofa viaja a Santa Maria da Feira para defrontar o quarto classificado da Liga Vitalis. Na primeira volta na Trofa, o empate a um golo foi o resultado registado entre o confronto destas equipas. Cinco são as dúvidas que Daniel Ramos tem para a possível convocatória: Torres, Reguila, Traoré, Everson e Michel estão a debelar problemas físicos, sendo que o último é o que se apresenta em melhores condições de recuperar.
21ª jornada
Liga Vitalis
Jogo: Estádio do Clube Desportivo Trofense
Trofense: Vitor, Maia, Miguel Ângelo, Idalécio, Chico Silva, Edu, Saavedra, Nelsinho, Vitor Hugo, Dedé e Leandro Netto
Treinador: Daniel Ramos
Leixões: Beto, Alexandre, Nuno Silva, Elvis, Nuno Amaro, Jorge Duarte, Bruno China, Pedro Cervantes, Jorge Gonçalves, Hugo Morais e Roberto
Treinador: Vitor Oliveira
Árbitro: Jorge Sousa, auxiliado por José Ramalho, José Luis Melo e Fernando Mateus.
Cartões Amarelos: Alexandre (26'), Saavedra (29'), Nuno Silva (49'), Vitor (70'), Jorge Duarte (75'), Éder Silva (76'), Chico Silva (77'), Chico (77'), Bruno China (87') e Cícero (88')
Marcadores: Dedé (1')
Resultado ao intervalo: 1-0
Resultado final: 1-0


