Ano 2008
Folclore na Ceia de Reis
A tradicional Ceia de Reis organizada pelo Rancho Folclórico da Trofa voltou a realizar-se no passado sábado pelas 20 horas. A animar a festa, para além dos elementos do Rancho, estiveram ainda alguns convidados.

Alcino Paixão, presidente do Rancho Folclórico da Trofa referiu que apesar de esta ser uma iniciativa "que dá muito trabalho, vale sempre a pena pelo convívio", e aproveitou ainda para fazer um balanço do ano 2007, "foi muito positivo, fizemos cerca de 20 saídas, o que é bastante bom, todas em Portugal Continental", concluiu.
"Somos como uma escola de folclore", afirmou Ricardo Oliveira, vice-presidente do Rancho que explicou ao NT "já no ano passado iniciamos com um grupo de jovens bastante grande, sete jovens que pouco ou nada de folclore sabiam e agora pode dizer-se que estão de parabéns". Caracterizando a divulgação do folclore como "nem fácil, nem difícil", o vice-presidente refere que "nos sítios onde existe uma comunidade portuguesa nós sentimo-nos quase que como em casa, e os estrangeiros também vêm o folclore como uma imagem de Portugal e recebem-nos muito bem". Com o reconhecimento dos trofenses, Ricardo Oliveira frisou "sentimo-nos orgulhosos quando actuamos na Trofa, apesar do nervosismo, quando somos aplaudidos de pé ficamos muito confiantes".
A celebrar os 49 anos, o Rancho Folclórico da Trofa continua a divulgar a Trofa e o folclore, tendo já várias actuações marcadas para Portugal e também para a Estónia e França.



