Ano 2007
Ponte da Peça Má “poupada”
Afinal a ponte da Peça Má não vai abaixo. Seis meses depois de anunciada a sua demolição, a Metro do Porto SA, em reunião da Comissão Executiva recuou na intenção de destruir esta estrutura, datada de 1932. Em comunicado a ADAPTA – Associação de Defesa do Ambiente e Património da Região da Trofa congratula-se com esta posição de não destruição daquilo que considera ser "uma obra de arte". Contactada pelo NT a Câmara Municipal da Trofa não teceu qualquer comentário sobre esta decisão.

A decisão saiu da reunião da Comissão Executiva da Metro do Porto SA, presidida por Oliveira Marques e foi comunicada à ADAPTA, pelo próprio, afirmando que ""que se encontra a dialogar com a Empresa EP – Estradas de Portugal, S.A. a fim de estudar a melhor forma de implementar uma solução alternativa."
Recorde-se que a Ponte era utilizada até há alguns anos atrás para possibilitar a circulação do comboio da "via estreita" e que, com a desactivação da linha deixou de ser utilizada.
O facto de ter pouca altura faz com que os veículos pesados de mercadorias embatam muitas vezes no arco da ponte, colocando em perigo a circulação automóvel e de peões na estrada nacional 14, que liga a Trofa ao Porto.
O presidente da ADAPTA, Manuel Rodrigues da Silva considerou que foi prestado um "enorme serviço à cultura do nosso concelho", reconhecendo ainda o trabalho "de todos quantos se bateram em defesa do nosso património concelhio, levantando a voz contra a demolição da histórica Ponte da Peça Má".



