quant
Fique ligado

Ano 2011

80.500 euros para pagar passeios

Avatar

Publicado

em

 

Junta de Freguesia tem de pagar 80.500 euros pela construção dos passeios na Rua Vale do Coronado. Situação financeira esteve em destaque durante a sessão ordinária da Assembleia de Freguesia.

A partir das 21.30 horas de quinta-feira, 28 de abril, na sala da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado discutia-se… os quatro golos marcados por Falcao, jogador do FC Porto. Em noite de Liga Europa, o amor aos clubes portugueses falou mais alto e a sessão só começou por volta das 22 horas, quando já estavam reunidos grande parte dos elementos que compõem a Assembleia. Para além dos 15 minutos de tolerância referidos no Regimento daquele órgão, o presidente da mesa, Arnaldo Sá, aguardou mais algum tempo antes de dar início aos trabalhos.

80.500 euros. Este é o valor que a Junta de Freguesia tem a pagar ao empreiteiro responsável pela construção dos passeios na Rua Vale do Coronado. Esta obra foi iniciada no mandato anterior e Modesto Torres, presidente da Junta da altura e atualmente na oposição, afirmou que “existe um documento onde a Câmara Municipal anuía na execução dessa obra”, o que para o social-democrata “implica que seja anuência no sentido de ‘pagar’ a construção dos passeios”. Entendimento diferente parecem ter os atuais executivos da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, já que José Ferreira, edil mamedense, afiançou que “a autarquia não assume qualquer responsabilidade pelo pagamento da obra”, tendo por isso a Junta que liquidar o montante referido, que já inclui os juros de mora. Durante a Assembleia, Rui Machado, membro eleito pelo PSD, questionou várias vezes o executivo da Junta de Freguesia sobre “o valor da fatura sem os juros, uma vez que existia dinheiro para liquidar a dívida”, mas José Ferreira escusou-se a responder, salientando que “o total é de 80.500 euros”. Modesto Torres deixou no ar que o valor da fatura “seria um terço” do que está em pagamento.

 Continuando a debater as finanças de S. Mamede do Coronado, Modesto Torres quis saber a que correspondiam os valores atribuídos às rubricas “outros” e “diversos”. O presidente da Junta esclareceu que o “atual programa informático não permitia a inclusão de rubricas com designações diferentes”, mas o software estava já a ser “substituído por um diferente”, o que vai permitir eliminar as rubricas em causa, especificando o destino das verbas.

De resto, os 15 mil euros usados pelo executivo para a renovação dos equipamentos informáticos foram outros dos valores debatidos, com Rui Machado a questionar a “necessidade de um valor tão elevado”. O social-democrata foi mais longe ao ironizar: “Compraram computadores para a NASA (Agência espacial norte-americana)”.

O dinheiro conseguido pela Junta com as concessões no cemitério – cerca de 170 mil euros – também suscitou algumas dúvidas por parte dos elementos sociais-democratas da Assembleia, uma vez que “apenas” restam oito mil euros e José Ferreira garantiu que a Casa Mortuária (cerca de 20 mil euros) não foi paga com essas verbas. Para responder ao PSD, o edil mamedense recordou que convidou “todos os elementos da Assembleia de Freguesia para uma visita ao local”, de forma a mostrar as obras que foram feitas.

A requalificação de algumas ruas da freguesia também foi levada à Assembleia. A Rua do Soeiro, explicou José Ferreira, “infelizmente ainda está por pavimentar e embora esteja orçamentada, não pode ser cabimentada”. Já a obra na Rua Vale do Coronado deve iniciar “no próximo ano”.

A sessão encerrou já no dia seguinte, depois da uma hora da madrugada.

 

Publicidade

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...