quant
Fique ligado

Edição 770

800 crianças no regresso das colónias balneares

FAPTrofa promove ida à praia com alunos do 1.º ciclo. As colónias balneares decorreram até ao fim desta semana, envolvendo cerca de 800 crianças.

Avatar

Publicado

em

FAPTrofa promove ida à praia com alunos do 1.º ciclo. As colónias balneares decorreram até ao fim desta semana, envolvendo cerca de 800 crianças.

Calor não rima com praia, mas combina tão bem como fim de ano letivo e uma semana de colónias balneares. E é isso mesmo que está a acontecer, até à próxima sexta-feira, a cerca de 800 alunos do 1.º ciclo do concelho da Trofa, em Mindelo, onde a diversão para uns é, de certeza, a mesma para outros, conforme o NT comprovou numa rápida sondagem, na qual se atestou a preferência: a ida ao mar é o momento mais esperado e bem justificado nestes dias de calor.
As colónias são promovidas pela Federação das Associações de Pais da Trofa (FAPTrofa), em parceria com a autarquia, num ano que é de regresso de uma das principais atividades. “Era nossa intenção que o mais breve possível pudéssemos recomeçar com as colónias, que é extremamente importante para as crianças. Para algumas, aliás, esta é a única oportunidade que tem de vir à praia. E mesmo para aqueles que têm oportunidade de ir com a família, as colónias são especiais, porque estão com os amigos e podem conhecer crianças de outras escolas”, referiu Duarte Araújo, presidente da FAPTrofa.
Face à responsabilidade que é ter um grupo tão grande de menores num ambiente como a praia, as condições de segurança não são descuradas, aliás, segundo Duarte Araújo, o rácio “é muito apertado”. “Por cada 20 alunos temos três adultos a acompanhar e face ao elevado número de monitores, é possível fazer-se uma caixa de segurança para delimitar o espaço em que as crianças estão quando se banham”, explicou.
Desde sempre que a FAPTrofa organiza as colónias balneares apenas para os alunos do 1.º ciclo. A “maior exigência” e “responsabilidade” ajuda a explicar o facto de as crianças do pré-escolar ficarem de fora. No entanto, sublinhou Duarte Araújo, “essas crianças chegarão à idade em que poderão participar nesta atividade”.
As colónias balneares terminam na próxima semana, sendo que a cada escola é concedida uma semana com ida à praia de manhã. No último dia, as atividades prolongam-se pela tarde, já na cidade da Trofa.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...