quant
Fique ligado

Religião

Vigararia Trofa/Vila do Conde prepara contributos para sínodo dos bispos

Publicado

em

“O Papa desafiou-nos a todos a fazer um pré-sínodo, uma consulta a todas as pessoas, em geral, e aos grupos paroquiais, em particular, sobre a renovação que o Papa quer dar à Igreja”. Luciano Lagoa, vigário da vara Trofa/Vila do Conde, confirmou ao NT que as paróquias já se preparam para dar contributos ao Vaticano sobre a reflexão que o Papa Francisco convidou a Igreja a fazer, envolvendo “em diferentes fases a partir da base, as igrejas locais, num trabalho apaixonado e encarnado, que imprima um estilo de comunhão e participação orientado para a missão”.
“Acho muito interessante esta ideia do Papa, porque permite-nos refletir sobre a Igreja, sobre o modo de ela viver e de ela agir e o modo de nós nos entendermos como Igreja. Por isso, também nós procuramos, no seio da vigararia, entrar neste espírito de renovação e consulta que o Papa pretende implementar na Igreja”, referiu o sacerdote, que já deu indicações para que se inicie “uma consulta a cada um dos grupos paroquiais”.
“Todos os grupos vão fazer essa reflexão por escrito e, a partir daí, vamos recolher todas as informações e, depois, cada paróquia fará uma espécie de resumo desse trabalho feito por cada grupo. Estes resumos serão depois enviados para a diocese, que os aproveitará para o seu próprio documento de reflexão para levar ao sínodo”, explicou.
Luciano Lagoa destacou também que, para a reflexão, “não estão excluídos aqueles que não fazem parte dos grupos paroquiais”, desafiando à participação “de todas a que queiram colaborar”.
Recorde-se que, a 9 de outubro, foi aberto um novo sínodo da Igreja Católica, que decorre até 2023 e será, então, precedido por um processo inédito de consulta, e de uma forma descentralizada, pela primeira vez, com assembleias diocesanas e continentais.
Na sua intervenção, o Papa apelou, à superação do “imobilismo” que levaria a aceitar “soluções velhas para problemas novos”. “Esta frase é um veneno para a vida da Igreja. Quem se move neste horizonte, também sem se dar conta, cai no erro de não levar a sério o tempo que vivemos”, alertou, para, depois, complementar: “É importante que o caminho sinodal seja verdadeiramente tal, que seja um processo em desenvolvimento, envolva, em diferentes fases a partir da base, as igrejas locais, num trabalho apaixonado e encarnado, que imprima um estilo de comunhão e participação orientado para a missão”.

Continuar a ler...
Publicidade

Religião

Comédia, música e coroação das crianças marcam festa do Espírito Santo em S. Mamede

S. Mamede do Coronado já se prepara para a festa em honra do Divino Espírito Santo.

Publicado

em

Por

S. Mamede do Coronado já se prepara para a festa em honra do Divino Espírito Santo.

A comissão de festas já anunciou o programa comemorativo, que garante iniciativas lúdicas e cerimónias religiosas de 3 a 6 de junho.

No primeiro dia de festa, 3 de junho (sexta-feira), a noite será para rir, com um espetáculo de stand up comedy de Rúben Parada, Rúben Branco e João Dantes, a partir das 21h30.

A coroação das crianças pode ser feita das 20h00 às 24h00.

Para as 23h00 está garantida animação surpresa.

No dia seguinte, o grupo de Bombos de Santa Maria de Gémeos vai anunciar a festa pela freguesia, a partir das 08h00, e, à noite, às 21h30, entra em palco Manuel Carvalho e a sua banda para um espetáculo musical, que promete animar o terrado até à sessão de fogo de artifício piromusical, à meia-noite.

Para este dia, haverá coroação das crianças durante todo o dia e às 17h30, é celebrada missa, na Igreja Matriz.

Publicidade

No domingo, com alvorada às 08h00, a festa terá como momentos altos, na vertente profana, os concertos das bandas de música de São Martinho do Campo e Alfena, às 15h00, e o Festival Folclórico, às 21h30, com participação dos ranchos folclóricos de S. Romão do Coronado, Ramalde e Nossa Senhora das Amoras.

Na vertente religiosa, para as 07h00 está marcada a missa na Capela do Divino Espírito Santo, seguindo-se a missa solene na Igreja Matriz, às 10h30, e a procissão da Igreja à Capela do Divino Espírito Santo, às 12h30. Durante todo o dia é possível fazer a coroação das crianças.

No último dia de festa, também com coroação das crianças durante todo o dia, às 11h00, é celebrada missa na Capela do Divino Espírito Santo em Ação de Graças pela intenção de todos os paroquianos vivos, defuntos e emigrantes. À noite, há concerto de música de Toka & Dança, a partir das 21h30, e uma sessão de fogo de artifício, à meia-noite, que marcará o encerramento das festividades.

foto DR

Continuar a ler...

Religião

Festa da Senhora do Rosário em Santiago

A festa em honra de Nossa Senhora do Rosário volta este ano, nos dias 3, 4 e 5 de junho.

Publicado

em

Por

A festa em honra de Nossa Senhora do Rosário volta este ano, nos dias 3, 4 e 5 de junho.

A paróquia de Santiago de Bougado dá início às festividades, no dia 3, com uma procissão de velas, que começa junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima de Cidai, às 21h00.

No dia 5 de junho, às 11h00, decorre uma eucaristia solene em honra de Nossa Senhora do Rosário. Para as 14h30 está prevista a receção à Banda de Música da Trofa, no Largo Manuel Canejo, com chegada à Lagoa às 15h30.

Às 17h00, é rezado o terço e, depois, sai a procissão em honra a Nossa Senhora do Rosário, seguida de um concerto da Banda de Música da Trofa.

O encerramento da festa acontece cerca das 19h30.

Tiago Jesus

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também