quant
Fique ligado

Ano 2012

Trofense recebe Prémio Jovem Investigador

Publicado

em

Trofense foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Eletroquímica. Luís Gonçalves é doutorado pela Faculdade

de Ciências da Universidade do Porto e já arrebatou vários prémios. Luís Gonçalves nunca imaginou que o primeiro trabalho de investigação como bolseiro, no 2º ano de licenciatura em Química, teria como matéria de análise a cerveja. No entanto, foi com esta bebida – ou melhor, através do trabalho em torno dela – que começou por se destacar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).
Este foi o ponto de partida para uma carreira de investigação que, apesar de curta, já é reconhecida.

Luís Gonçalves é de S.Martinho de Bougado e foi, recentemente, distinguido com o Prémio Investigador em Eletroquímica de SPE 2011, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Eletroquímica (SPE). Com 27 anos, este trofense não escondeu a felicidade pela distinção nem o receio de “preparar uma apresentação pública de uma hora na altura de receber o prémio”, recordou em entrevista ao NT. “Este prémio não foi apenas para premiar um projeto específico, mas sim para todo o trabalho que desenvolvi nos últimos três anos em eletroquímica. Incluiu principalmente o desenvolvimento de sensores para análise de ADN e técnicas eletroquímicas para a análise de alimentos.

Basicamente tento criar sensores simples e que possam detetar concentrações baixas de uma determinada molécula. O objetivo é criar aparelhos semelhantes aos que as pessoas
usam em casa para medir o açúcar no sangue quando têm diabetes, mas para outras coisas, como cetonas em cerveja, ou sulfitos em vinho ou mesmo o rácio adenina/guanina numa cadeia de ADN”, explicou.
Luís Gonçalves “sempre” gostou de química. A área atraía-o, explicou, porque “é interessante perceber como a maior parte dos fenómenos que nos fazem existir
são reações à escala atómica, desde a respiração ou o metabolismo até mesmo as nossas mudanças de humor”, o jovem trofense concluiu o curso em 2007 e prosseguiu para o doutoramento na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde esteve durante um ano.

Voltou à FCUP, onde terminou, o ano passado, o doutoramento. Ao longo desses quatro anos, teve “o prazer” de viver em várias cidades como Tarragona (Espanha), Praga (República Checa), Oxford (Reino Unido) e Araraquara (Brasil).

Atualmente, é bolseiro de pós-doutoramento na FCUP e já conta com vários prémios conquistados, entre os quais o “ prémio Engº António de Almeida”, em 2007.

Luís Gonçalves tem “vários projetos em mente” e, se por um lado continua “algum do trabalho anterior”, por outro, está a aventurar-se por novos estudos, tentando aplicar o que aprendeu noutras áreas em que acredita que “possa ser útil”, como “determinação de hormonas e análise de plantas”.

Publicidade
Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);