quant
Fique ligado

Edição 489

Trofense participou na Red Bull Flugtag

Avatar

Publicado

em

Trofense Alexandre Correia fez parte da equipa FlyforBesugas, uma das “45 equipas escolhidas” para participar na Red Bull Flugtag, que decorreu em Cascais, no dia 6 de setembro.

A “meio da época de exames”, em “meados de junho”, Gilberto Novais (Santo Tirso), Alexandre Correia (Trofa), Ricardo Sousa (S. Miguel, Açores) e Pedro Dias (Ovar) – estudantes de Engenharia Aeronáutica na Universidade da Beira Interior – viram “um anúncio na internet para as inscrições no Red Bull Flugtag” e, curiosos pois “não” sabiam do que se tratava, pesquisaram “uns vídeos na internet”, tendo ficado “bastante entusiasmados” com a ideia”. “Decidimos que teríamos de participar a todo custo, porque estava relacionado com o nosso curso e, como somos aventureiros, divertidos e destemidos, obrigaram-nos a participar neste evento”, contou a equipa.

Publicidade

Passado “um mês” de se terem inscrito e mandado “o projeto para a torre de controlo”, a equipa foi avisada que estava nas “45 equipas escolhidas a participar”. Os aventureiros montaram o estaleiro em Ovar para construir a máquina voadora, devido “à disponibilidade de espaço e material”, tendo sido necessário usar “ferro, contraplacado, roofmate, plástico, madeira, tinta, fita-cola, rebites, parafusos, braçadeiras, quatro rodas e tecidos”. “A máquina tinha um carrinho em madeira para empurrar a asa, onde no fim da plataforma cairia à água planando com o piloto por baixo”, acrescentou.

No dia da prova, a FlyforBesugas foi a 25.ª equipa a sobrevoar, tendo sido avaliada em “três aspetos, nomeadamente criatividade, performance e distância percorrida. Depois de empurrado pelos amigos de uma rampa de seis metros, o capitão e piloto Gilberto Novais, pendurado na máquina voadora, voou 12 metros sobre a marina de Cascais. A máquina voadora recebeu 32 pontos na performance e 22 na criatividade, conquistando o 14.º lugar na geral e o 3.º pela distância percorrida.

O nome da equipa – FlyforBesugas – surge através de Ricardo Sousa que explicou aos amigos que nos Açores o termo besuga significa “rapariga sensual e bonita”. “Numa brincadeira decidimos utilizar o termo ‘Besuga’ no nosso nome de equipa. Como a ideia base do Red Bull Flugtag é o Dia das Asas decidimos colocar o nome FlyforBesugas e nomear a máquina Besuga”, concluiu.

“Flugtag” significa “dia do voo”. A Red Bull Flugtag é uma competição pensada para divertir o público, onde destemidas equipas e os seus corajosos pilotos têm a oportunidade de mostrar a sua criatividade, espírito inventivo e aventureiro na construção de máquinas voadoras de propulsão humana feitas com o objetivo de serem lançadas de uma rampa de seis metros.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...