quant
Fique ligado

Crónicas e opinião

Trofa: será o centro da cidade?! Uma capital de pessoas!

Mas, Trofa, uma capital do Norte: Não! Trofa, uma capital de pessoas com valor, Sim! Pessoas primeiro!

Avatar

Publicado

em

Caro leitor, obras na Trofa são várias. Dos Paços do Concelho à pavimentação de diversas ruas, da Rede Ciclável e Pedonal da Trofa ao Corredor do Coronado, da requalificação do Cruzamento de São Romão ao prolongamento da Rua Nicolau Tolentino. Obras e milhões de euros investidos. Tudo isto num município que já foi um dos mais endividados do país e, hoje, apresenta situação financeira estabilizada com redução de dívida em mais de 55 milhões de euros.

Mas, Trofa, uma capital do Norte: Não! Trofa, uma capital de pessoas com valor, Sim! Pessoas primeiro!

Ambiente e Urbanismo – questiono: que qualidade ambiental, urbanística e paisagística existe no centro da Trofa? Observe à sua volta, como vai a limpeza e higiene urbana no concelho da Trofa? Para quando um real espaço desportivo urbano e verde, aberto à população, com pista de atletismo, campos de futebol com relvados sintéticos, courts de ténis?

Habitação – questiono: porque não aumentar a habitação para jovens na Trofa? Porque não a isenção de IMT na compra de habitação própria até aos 35 anos? Porque não apoiar a transformação dos vários edifícios devolutos trofenses em residenciais para jovens?

Transportes públicos – questiono: para quando uma verdadeira rede sustentável, para os trofenses e os concelhos vizinhos? Que incentivos à utilização dos transportes públicos? Já agora, para quando transportes públicos gratuitos para residentes trofenses menores de 25 e maiores de 65 anos? E onde andam as bicicletas urbanas da Trofa, já as viu? Não só um território de empresas, mas também de pessoas e famílias, com qualidade de vida.

Mobilidade elétrica – questiono: que postos de carregamento conhece? Que mobilidade partilhada se promove na Trofa? Serão as famosas trotinetas da EN14? Isto? Ou mais uma bomba de combustíveis no centro da Trofa?

Social – questiono: porque não uma Trofa mais social com criação de um seguro de saúde gratuito para os mais carenciados acima dos 65 anos? Para quando uma rede real de cuidadores informais, extensível a todo o território trofense, envolvendo Juntas de Freguesia, o ”terceiro sector” e voluntários? Para quando a construção de verdadeiros centros intergeracionais com residências para idosos e creches?

Integração de Migrantes – questiono: onde, e em que condições, vivem os migrantes na Trofa? Há real integração social na Trofa? Uma Trofa inclusiva não implicará apoiar ativamente o ensino da Língua Portuguesa junto dos residentes estrangeiros na Trofa, através de parcerias com as freguesias, associações e IPSS?

Pessoas primeiro – questiono: porque não apostar na criação de um cartão/app para os residentes trofenses que agregue produtos, serviços exclusivos e com condições especiais? Para quando um centro de Ensino, Investigação & Desenvolvimento, em Ciência e Tecnologia?

Variante – questiono: a Variante à Estrada Nacional 14, irá exisitir, contudo que não seja via de passagem, mas sim que possa unir as localidades trofenses. O futuro não deverá somente passar ao lado da Trofa, antes deverá chegar e parar na Trofa!

Publicidade

Trofa cidade dos 15 minutos – questiono: alguém acreditará que os residentes no território concelhio, não somente cidade da Trofa, terão acesso até uma distância de 15 minutos – a pé ou através de bicicleta ou trotineta – a equipamentos, comércio, serviços essenciais, espetáculos e educação? O que acha? O seu destino está a 15 minutos, a pé, trotineta…?
Trofa, uma capital de pessoas com valor, Sim!

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...