quant
Fique ligado

Ano 2007

Trofa criou voluntariado social

Avatar

Publicado

em

Banco de Voluntariado funciona como uma Bolsa de emprego

Banco de Voluntariado funciona como uma Bolsa de emprego

“Criar uma bolsa de voluntários que possam ir junto dos idoso que estejam acamados ou mais isolados e ajudá-los” é um dos grandes objectivos do Banco Local de Voluntariado, criado pela Camara Municipal da Trofa em articulação com o conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado.

A presidente desta estrutura Elza Chambel, comparou o banco de voluntariado a uma bolsa de emprego, não remunerado, onde há um encontro entre a oferta e a procura. Destacou que ser voluntário é exercer a cidadania, mas também "é comprometer-se e isso tem regras". É, pois, necessária uma profissionalização do voluntariado "no sentido da competência, do saber fazer".

Os Bancos Locais de Voluntariado “vêm colmatar a falta de uma estrutura que, a nível local e de forma flexível e descentralizada, seja facilitadora do voluntariado, instituindo-se como um local de encontro entre pessoas que expressam a sua disponibilidade e vontade para serem voluntárias e entidades que reúnam condições para integrar voluntários e coordenar o exercício da sua actividade”, frisou a presidente do Conselho Nacional.

O banco destina-se à população em geral (incluindo jovens com mais de 15 anos e com a escolaridade obrigatória) e a entidades promotoras que reúnam condições para integrar voluntários e coordenar o exercício da sua actividade.

O banco de voluntariado “ é a tal janela que se abre para a entrada de novos voluntários para articulação de voluntariado em termos de rede social dando a Câmara todo o apoio logístico e técnico e é mais um serviço do âmbito daquilo que é a estratégia política que temos vindo a orientar desde que somos concelho”, afirmou Bernardino Vasconcelos,presidente da autarquia trofense.

Lembrando que em 2006 a Trofa foi reconhecida como “Município Pró-família” como forma de valorizar o trabalho que temos desenvolvido junto das famílias mais carenciadas, Vasconcelos falou de toda a politica social desenvolvida pelo seu executivo e deu como exemplos “ o serviço de tele-assistência diária, o nosso centro comunitário, em que idosos podem mostrar as suas competências e fazê-los viver em fraternidade “.

Para o autarca da trofa “há instituições no nosso concelho que desde sempre se dedicaram ao voluntariado como é o caso da Santa Casa da Misericórdia e a Cruz Vermelha Portuguesa, que já vem exercendo voluntariado há algum tempo”.

Mas o Banco de Voluntariado não pretende envolver sé as instituições sem fins lucrativos. Elza Chambel lançou o desafio também ao mundo empresarial para se envolver neste projecto e ajudar o Banco de Voluntariado da Trofa.

Os candidatos a voluntários podem inscrever-se no sector da Acção Social, Saúde e Habitação da Câmara da Trofa, na Rua do Conde de S. Bento, no Centro Comunitário da Trofa às quartas e sextas feiras, entre as 14 e as 17.30 horas, ou no site da autarquia .

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...