quant
Fique ligado

Edição 418

Trofa assina protocolos de delegação de competências com as Juntas de Freguesia

Publicado

em

 

Juntas de Freguesia do concelho vão receber “cerca de 700 mil euros” da autarquia durante o ano de 2013, através dos protocolos de delegação de competências.

 A presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, vai assinar os protocolos de delegação de competências com os presidentes das oito Juntas de Freguesia do concelho, referentes ao ano 2013.

A assinatura tem lugar nos paços do concelho, esta sexta-feira, dia 12 de abril, pelas 11.30 horas.
Esta medida provem de uma “política municipal voltada para uma gestão repartida e solidária entre os vários órgãos autárquicos, com base no princípio de subsidiariedade, indo ao encontro da uma política governativa fundada na eficácia, eficiência e racionalização de meios e recursos, que possibilita uma maior proximidade entre os órgãos autárquicos, as populações e as suas necessidades”, referiu a edil trofense.

Joana Lima garante ainda que esta é “uma opção clara do executivo municipal que aposta na descentralização de competências e tem como grande objetivo cumprir o desígnio de desenvolvimento integral e harmonioso do concelho”.

Os protocolos que serão assinados com as Juntas de Freguesia de Alvarelhos, Covelas, Guidões, Muro, S. Mamede do Coronado, S. Martinho de Bougado, S. Romão do Coronado e Santiago de Bougado representam uma transferência de “cerca de 700 mil euros no decurso do ano de 2013”, com “uma média de transferência mensal de 58.281 euros”.

Através desta iniciativa, todas as juntas de freguesia serão incentivadas à prática de “competências como manutenção, reparação e conservação de escolas do ensino básico e pré-escolar, manutenção e conservação de zonas verdes e espaços ajardinados, bem como pequenas obras de conservação e limpeza de valetas, bermas e caminhos, e ainda a limpeza e conservação de vias e de passeios”, refere fonte da autarquia.

A Câmara Municipal da Trofa optou por continuar com a “implementação desta estratégia de salvaguarda e valorização do trabalho de proximidade” das Juntas de Freguesia, apesar das dificuldades económico-financeiras, calculando que “os autarcas locais, pelas características específicas inerentes à sua ação diária, devem responder e satisfazer as necessidades reais das suas populações, de forma privilegiada”.

Publicidade

Texto Daniela Ferreira

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 418

Dia dos Monumentos assinalado com protocolo para investigação do Castro de Alvarelhos

Publicado

em

Por

Faculdade de Letras da Universidade do Porto vai investigar o Castro de Alvarelhos. Dia dos Monumentos vai ficar marcado com assinatura de protocolo da instituição com a autarquia da Trofa.

 A Câmara Municipal da Trofa e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto vão assinar um protocolo de colaboração para a investigação do Castro de Alvarelhos. É desta forma que a Trofa assinala o Dia dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril, quinta-feira.

O protocolo, que vai ser assinado pelas 10.30 horas, na Casa da Cultura, visa a “realização de estudos científicos e de investigação, com vista à divulgação, salvaguarda e valorização deste sítio arqueológico e respetiva zona especial de proteção”.

As comemorações estendem-se a ações de sensibilização acerca do património concelhio nas escolas da Trofa, de 15 a 19 de abril. Estas atividades vão ao encontro do que foi proposto pela Direção-Geral do Património Cultural que estipulou como tema para este ano “Património + Educação = Identidade”.

Para o dia 20 de abril está marcada uma visita guiada aos vários castros que integram a Rede de Castros do Noroeste Peninsular: Alvarelhos, Terroso (Póvoa de Varzim), Monte Padrão (Monte Córdova, Santo Tirso) e Sanfins (Paços de Ferreira). A visita pressupõe uma inscrição prévia, que pode ser feita através do email patrimoniocultural@mun-trofa.pt ou do número 252400090.

Continuar a ler...

Edição 418

Maratona “12 horas Solidárias”

Publicado

em

Por

No dia 20 de abril, o esforço dos que farão exercício físico na Academia Municipal da Trofa (Aquaplace), para além de uma recompensa pessoal, vai ter um sentido solidário.

No Aquaplace, as “12 Horas Solidárias” começam ao meio-dia e os interessados em participar tem que doar, pelo menos, um bem alimentar. Para as aulas de spinning, o “bilhete de entrada” é salsichas, atum ou azeite, enquanto os que preferirem as atividades aquáticas terão que levar arroz, massa, farinha ou bolachas. As aulas de grupo exigem a doação de açúcar, grão-de-bico ou cereais. Os bens recolhidos pela academia municipal serão entregues em várias instituições de solidariedade do concelho da Trofa.

As primeiras aulas começam às 12 horas com aulas de natação, masterclas, spinning, seguindo-se uma hora de regime livre, com insufláveis para os mais pequenos se divertirem.

Para as 14 horas estão agendadas aulas de hidrobike, pilates e ainda a opção regime livre. Das 15 horas às 16 horas, realizam-se aulas de hidrokids, batismo de mergulho, danças de salão, judo kids e body vive.

Pelas 16 horas, segue-se mais uma hora de hidrobike 3/4, batismo de Mergulho, Jump, Kickboxing e Ginástica para alunos com mais de 55 anos. Jogos lúdicos, deep water, uma aula de spinning e ainda uma sessão de step serão outras sessões a decorrer.

Às 18 horas, começam as aulas de hidroduplas, yoga, karaté, localizada e há a opção de regime livre. Pelas 19 horas, inicia-se uma hora de regime livre, uma aula de aqua boot camp e ainda uma aula de body combat e a partir das 20 horas, as aulas são dedicadas ao spinning, hidrobike 5/6, batismo de mergulho, e ainda de body pump.

Às 21 horas começam as aulas de aqua versa, training, batismo de mergulho, mix, judo e ainda killerkilos. Perto do fim, pelas 22 horas decorre uma hora de hidro baile, opção de regime livre e ainda uma aula de ritmos calientes. Para encerrar as 12 horas solidárias, das 23 às 24 horas realiza-se uma mega aula de hidro e ainda atividades em regime livre. 

Publicidade
Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);