quant
Fique ligado

Ano 2009

Suportes de lápides roubadas no cemitério de S. Martinho

Avatar

Publicado

em

cemiterio

 cemiterio

Cemitério de S. Martinho de Bougado foi alvo de roubo nas noites dos dias 7 e 14 de Dezembro. Assaltantes levaram suportes das lápides de cerca de 80 jazigos.

No espaço de oito dias o cemitério S. Martinho de Bougado foi visitado duas vezes pelos amigos do alheio. Os suportes das lápides, feitos em ferro, alumínio e cobre de cerca de 80 jazigos foram furtados pelos indivíduos que não vandalizaram o espaço de culto. “Não danificaram nada e pousaram as placas direitas em cima das sepulturas o que me leva a suspeitar de que o crime é bem estudado”, esclareceu José Sá, presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado.

Quem já faleceu não se queixa, mas os seus familiares sentem-se revoltados por esta “falta de respeito”.

Benvinda Araújo foi uma das que viu o jazigo do seu marido ser visitado pelos larápios duas vezes numa única semana. “Eu já tinha sido assaltada a primeira vez e tinha posto na sexta-feira (11 de Dezembro) um suporte novo, tipo em cobre e chego aqui hoje (15 de Dezembro) e vejo só a pedra ao alto”, comentou desanimada com os roubos.

Foi a primeira vez que tal aconteceu a Manuel da Costa e Silva, que não sabe de que material era feito o suporte da lápide do jazigo dos seus pais, mas agora preveniu-se: “Mandei fazer um suporte em ferro”.

José Sá, indignado com as constantes visitas dos assaltantes ao espaço, garantiu que vai “pôr a autoridade em campo para descobrir quem foi”, mas já tomou outras medidas de prevenção. “Coloquei um sistema para o fecho automático do portão do cemitério”, adiantou.

Sendo os materiais furtados para venda em sucatas, o autarca lamentou o facto de que “os sucateiros aceitam estes materiais sabendo a sua origem”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...