quant
Fique ligado

Ano 2011

Super Especial da Trofa arrasta multidões

Avatar

Publicado

em

imagem de arquivo

imagem de arquivo

O automobilismo assumiu já na Trofa um lugar de destaque. A realização da Super Especial da Trofa, promovida pela Câmara Municipal da Trofa arrasta todos os anos milhares de pessoas às ruas para verem passar os ases do volante. A presidente da autarquia Joana Lima explicou ao NT a importância desta prova.

O Notícias da Trofa (NT) – Quais as razões que levam a autarquia a dar continuidade a este evento?

Joana Lima (JL) -A Trofa é, e sempre foi um Concelho, onde os automóveis, em geral, e o desporto motorizado, em particular, foram e são alvo de um carinho muito próprio, que tem motivado a realização da Super Especial da Trofa. Daqui já se depreendem as razões da continuidade deste evento, que mobiliza milhares de pessoas, e atrai às ruas da nossa cidade inúmeros visitantes que vêm em busca, em família e entre amigos, da adrenalina e da emoção da velocidade. Assim, a concretização deste evento desportivo vem responder, por um lado aos anseios da população que aprecia estas provas e, por outro, recupera uma tradição muito antiga, de estreita ligação da Trofa ao automobilismo, uma paixão que deu até origem, nos anos 70, à criação do Trofa Team.

É, por isso, com muito gosto que a Câmara Municipal da Trofa organiza este evento tão apreciado pelos Trofenses e pela Trofa, terra de muita gente ligada ao fenómeno automobilístico, e que surge, deste modo, no calendário dos grandes eventos desportivos nacionais, atraindo grandes pilotos e equipas e marcas sobejamente conhecidas.

Por outro lado esta prova faz parte da candidatura Parcerias para a Regeneração Urbana – Requalificação dos Parques nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro e será financiada por fundos comunitários em 85 por cento, tal como todas as atividades que estão enquadradas neste programa.

NT – Por que é que a Super Especial deste ano se realiza junto à estação?

JL – Esta alteração da localização da prova prende-se com vários motivos, mas todos concorrem quer para a melhoria da qualidade da estadia do público, quer para o aumento da segurança dos pilotos e de todos os intervenientes na Prova. O novo circuito ,localizado numa zona nobre da cidade, diminui os condicionalismos de trânsito no centro urbano, nomeadamente na EN14, e transfere toda a ação para a área circundante à Nova Estação da CP. Uma área com excelentes condições para criar um circuito urbano que sirva os interesses dos pilotos e da organização, possibilitando a concretização de um espetáculo automobilístico de elevada qualidade. De resto, a opinião é unanime, todos estão expectantes que a nossa Super Especial vai ganhar, e muito, com esta mudança de localização, pois vão até ser criadas três bancadas para o público, que pode assim assistir à Super Especial com maior comodidade e conforto, e o público fora das bancadas terá também mais e melhor visibilidade do decorrer das corridas. Em simultâneo apresentamos aos visitantes uma nova zona do Concelho, recentemente requalificada, que cresceu junto a um dos ícones da Trofa deste século XXI, a nossa nova Estação da CP, exemplo paradigmático da arquitetura e engenharia modernas.

No entanto vamos manter no Parque Nossa Senhora das Dores a exposição de automóveis antigos que decorre durante toda a manhã de domingo, para que as relíquias de quatro rodas possam ser apreciadas.

NT – A autarquia espera ter a mesma ou mais adesão do público na edição deste ano?

JL – Pelas razões que já evoquei e pela experiência que já adquirimos com a organização da Super Especial do ano passado, temos a convicção que este ano teremos mais público. Esta é já a 4ª edição da Super Especial, logo o público já se habituou a frequentar este evento, a cada verão. E com a nova localização, com mais bancadas e com mais exigência e rigor na organização, vamos com certeza superar os nossos objetivos mais otimistas de transformar a Trofa na Capital do Desporto Automóvel no próximo dia 10 de julho.

Publicidade

NT – Considera que a Super Especial pode também ser uma forma de homenagear os pilotos trofenses?

É com muita satisfação que reconheço que sim, que a Super Especial da Trofa é também um palco privilegiado para reconhecer o mérito, o talento e os feitos dos pilotos Trofenses. E são muitos os que se destacaram, em Portugal e no estrangeiro, nos últimos anos. Também por isso, decidimos este ano, homenagear um dos grande Veteranos dos Pilotos da nossa terra, o Trofense Alcino Ferreira, Cinoco para os mais próximos, que verá assim, reconhecido publicamente o seu percurso de mais de 37 anos nas pistas, dignificando sempre o nome do nosso Concelho, em todas as corridas em que marcou presença.

Será um momento muito especial para todos nós.

Mas este reconhecimento tem que ser também extensível a outros pilotos, muitos deles integram a Comissão Organizadora da Super Especial, e a eles se deve também o êxito desta iniciativa, como é o caso de Aleixo Roriz, de António Silva (Toninho), de Dinis Silva, de João Andrade, de Paulo Alves, de Rui Alves e de Rui Azevedo. Uma equipa que tem trabalhado com afinco para o sucesso desta iniciativa e a quem quero, aproveitar para publicamente agradecer pelo seu empenho e pela sua entrega total.

NT – Que outras vantagens a Trofa tem com a realização de iniciativas como esta?

JL – Esta Super Especial traz inúmeras mais-valias para o nosso Concelho. É um evento desportivo de grande qualidade e de enorme projeção que contribui para aumentar e consolidar a autoestima e a divulgação do nosso Concelho, que sai reforçada pela sincera e natural hospitalidade com que os Trofenses recebem sempre os amigos e visitantes.

Paralelamente, pelo seu interesse e abrangência, a Super Especial é uma oportunidade importante de promoção turística, quer do nosso Concelho, quer especificamente do comércio, hotelaria e restauração locais. Por isso, este ano, e mais uma vez, a festa do automobilismo na Trofa, será um momento único, apelando à entusiástica participação do público, mas também ao convívio e encontro de várias gerações de pilotos e de aficionados.

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...