quant
Fique ligado
appacdm appacdm

Edição 533

Slotcar com missão solidária para ajudar APPACDM

Publicado

em

“A crise também se instalou na nossa associação”. Quem o afirma é Conceição Leitão, diretora pedagógica da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – da Trofa, que espera ultrapassar esta situação “com vontade, perseverança e a ajuda dos amigos”. É o caso da missão solidária que o Clube Slotcar da Trofa promove este sábado. A partir das 12 horas há porco no espeto e a partir das 17 horas há atividades, “desde música à atuação do Rancho da APPACDM da Trofa”. Até às 20 horas, tudo o que for consumido na sede do Slotcar vai “reverter na totalidade para a causa desta instituição”.
O presidente do Slotcar da Trofa, João Pedro Costa, contou que o Clube “cedeu as instalações e ofereceu um porco no espeto para que possa ser comercializado pela APPACDM”. “Quem vier ao clube fazer a sua refeição, entre as 12 e 20 horas de sábado, têm à sua disposição porco no espeto, caldo verde ou outros alimentos e as verbas revertem na íntegra para a APPACDM”, explicou.
João Pedro Costa referiu que “quanto maior a ação das associações, mais difícil se torna em termos estruturais a gestão das associações”, considerando a “APPACDM um exemplo”, porque tem “muitos colaboradores, mais de 40, e não voluntários” e “ajuda pessoas com carências profundas e com uma necessidade de acompanhamento muito grande”. “A Trofa tem sido solidária e tem estado atenta, mas é preciso fazer-se mais, porque os períodos que vivemos são de muitas carências e com cada vez menos apoios para este tipo de instituições, daí ter que haver uma redobrada atenção da população porque nunca sabemos quando podemos precisar delas”, apelou.
Para Conceição Leitão, esta iniciativa “é de louvar”, porque o “clube olha para eles com um olhar solidário, o que é muito positivo não só na ajuda que dão com o dinheiro que se irá realizar, mas também é compensatório porque é um incentivo para o trabalho”.
“A APPACDM será sempre reconhecida e muito grata a todos aqueles que têm vindo a acreditar em nós e ao longo deste tempo nos têm estendido a mão. Muito obrigada”, agradeceu.

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 533

Bougadenses em festa pela Senhora da Livração

Publicado

em

Por


A bênção das obras de melhoramento do nicho de Nossa Senhora da Livração foi um dos pontos altos das festas que, tal como na eucaristia solene, contou com a presença de D. Pio Alves, Bispo auxiliar do Porto, que foi recebido pela Banda de Música da Trofa. A cerimónia assinalou ainda o 25.º aniversário do restauro e ampliação da Capela de Nossa Senhora da Livração, que este ano também foi alvo de melhoramentos.
A vertente religiosa das festividades contou ainda com missa com sermão e terço em procissão de velas com sermão junto à imagem de Cristo Rei. A comissão de festas preparou um programa para todos os gostos, que contou com a presença do grupo de música popular A Rapaziada, o espetáculo musical Alvorada, as atuações do grupo Alvadance, Marchas do lugar da Maganha e do Grupo de Tradições Infantis de Cidai, assim como uma sessão de fogo de artifício.
O Bispo auxiliar do Porto mencionou que esta é “uma data importante para esta comunidade paroquial”, enumerando “o esforço feito há 25 anos e agora renovado, com todos os custos que implicou a limpeza e o restauro deste espaço”. “Foi uma oportunidade para dar graças a Deus e agradecer às pessoas e à devoção à Santíssima Virgem, porque só assim é possível reunir tantos esforços, considerando tantas vontades para que este espaço se mantenha aberto com dignidade”, completou.
Bruno Ferreira, pároco de Santiago de Bougado, explicou que quiseram marcar os 25 anos de ampliação da Capela pelo seu antecessor de uma forma “mais solene” e com a presença D. Pio Alves, tendo aproveitado ainda para, “este ano, dar um refresco e tornar este espaço mais agradável com uma pintura e o restauro em algumas peças de arte sacra e a bênção do novo nicho”. “Foi uma liturgia solene mais preparada e mais festiva com a presença de muitos convidados, autoridades, civis, tendo sido também aproveitada para celebrar os 50 anos de matrimónio de um casal. Para nós é muito importante que nestes dias recordemos a nossa comunidade e todos que fazem parte dela, vivos e defuntos, e os que ajudaram esta comunidade a ser o que é”, declarou.
O pároco agradeceu “a todos os que tornaram possível este dia”, como a “todos os colaboradores” e “aqueles paroquianos mais ou menos discretos com mais ou menos possibilidades que foram e vão dando as suas ofertas para manter estes lugares sempre com dignidade”.

Continuar a ler...

Edição 533

Passos de Dança apresenta “O Corsário”

Publicado

em

Por


Uma história de amor entre Conrado, chefe dos piratas, e Medora, jovem grega, é o tema da peça de ballet “O Corsário”, baseado no poema de Lord Byron. “O Corsário” será o espetáculo apresentado pela Escola Passos de Dança, pelas 21 horas de 29 de julho, na Casa das Artes, em Vila Nova de Famalicão.
O espetáculo é uma forma de assinalar o final do ano letivo 2014/2015

Continuar a ler...
EuroRegião Talks

Inscrições EuroRegião Talks

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também