quant
Fique ligado

Ano 2012

Santo Tirso inaugurou Nave Cultural

Publicado

em

A Câmara de Santo Tirso inaugurou no dia 25 de outubro, quinta-feira, a Nave Cultural da Fábrica de Santo Thyrso, que implicou um investimento de 2,2 milhões de euros.

Integrada no processo de qualificação e revitalização da Fábrica de Santo Thyrso (antiga Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Tirso, também conhecida por Fábrica do Teles), a Câmara Municipal de Santo Tirso inaugurou a nova Nave Cultural, que implicou um investimento de 2,2 milhões de euros, co-financiados pelo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional). O novo equipamento cultural está preparado para acolher várias atividades, nomeadamente concertos, festivais, espetáculos de teatro e dança, exposições e instalações, feiras, eventos sociais e outros eventos de carácter técnico-científico como conferências, seminários e workshops.

Com a construção desta nova valência, Santo Tirso passa a dispor de “um equipamento único e atrativo para o concelho e para toda a região do Vale do Ave e do Grande Porto”. A Nave Cultural inclui o Centro Interpretativo da Indústria Têxtil, onde os visitantes terão a possibilidade de aceder ao panorama fabril vivido neste espaço nos tempos do seu funcionamento.

No espaço do Centro Interpretativo está a Loja da Fábrica (loja/livraria). Neste novo polo de fruição vão nascer espaços de restauração, comerciais e de lazer. O processo de qualificação e revitalização da área do núcleo produtivo da antiga Fábrica, entendido na perspetiva de Quarteirão Cultural, configurar-se-á em três polos a que estão agregados os serviços complementares: a Incubadora de Santo Tirso para empresas de base tecnológica – a funcionar desde final de 2008, a Nave Cultural e a Incubadora de Negócios Criativos/ iMOD – obras de construção em curso (a inaugurar em 2013). “Estes projetos, independentes nas suas candidaturas, visam, no seu conjunto, pelas ligações e sinergias que pretendem criar, desenvolver neste antigo espaço fabril atividades e negócios, culturais e criativos”, avançou a autarquia num comunicado enviado à imprensa. Após a inauguração formal da Nave Cultural e Industrial, decorreu uma conferência inaugural, que assinalou o arranque com um Seminário Internacional, que contou com a presença de vários oradores nacionais e internacionais.

Paralelamente, decorreram diversas atividades, exposições, desfiles de moda e apresentação das instalações artísticas, “Tecendo num Novo Tear” e “Stairway”, na Nave da Fábrica de Santo Thyrso.

{fcomment}

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);