

Ano 2009
Sacerdotes europeus conheceram Camilo
Num ambiente descontraído e bastante animado, cerca de 150 sacerdotes pertencentes às selecções europeias que estão a participar no Torneio de Futsal Champions Clerum, visitaram, nesta quinta-feira, a Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão. Aproveitando a pausa na competição para conhecer uma das figuras maiores da literatura portuguesa, os sacerdotes, munidos de máquinas fotográficas, registaram todos os cantos da casa onde viveu o romancista, questionando os técnicos do município – que acompanharam a visita – sobre os acontecimentos da vida e obra do escritor.
“Era um romântico, que tinha problemas com as mulheres”, resumia, assim, um dos sacerdotes da selecção polaca à saída da Casa-Museu, questionando se a obra “Amor de Perdição” estava traduzida para inglês. A resposta positiva deixou-o bastante satisfeito. De facto, a obra “Amor de Perdição” foi traduzido para diversas línguas, entre as quais o espanhol, o inglês, o francês, o alemão, o italiano o norueguês e o mandarim.
E enquanto uns visitavam o interior da casa-museu, outros aproveitavam para usufruir da surpreendente paisagem “bucólica e inspiradora” que rodeia o espaço camiliano de S. Miguel de Seide. O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, que assumiu o papel de anfitrião, apresentou Camilo Castelo Branco, falou da sua obra e da qualidade da casa-museu, que é gerida pelo município. “A conquista do prémio de Melhor Museu Português, atribuído em 2006 pela Associação Portuguesa de Museologia e a nomeação para Prémio de Melhor Museu Português”, foram alguns dos factores apontados pelo autarca para comprovar a qualidade da Casa-Museu.
Mas Armindo Costa aproveitou também a oportunidade para dar a conhecer o concelho, nomeadamente a nível cultural e patrimonial. “Terra de gente empreendedora, Famalicão é um cruzamento de culturas a descobrir”, afirmou o presidente da Câmara Municipal. “Para além da literatura de Camilo Castelo Branco, temos um centro de investigação da I República Portuguesa, no Museu Bernardino Machado. Temos as artes plásticas do Surrealismo português. Temos as memórias dos caminhos ferroviários e da indústria têxtil. E para acompanhar esta “ementa” de valores culturais, temos também os sabores da melhor gastronomia da região”, sublinhou Armindo Costa.
O autarca aproveitou ainda para elogiar o Torneio de Futsal Champions Clerum, cuja final decorre nesta quinta-feira em Famalicão, salientando que é “um evento que merece o nosso aplauso, tendo em conta, tudo aquilo que envolve: um convívio saudável e animado entre sacerdotes oriundos de diversos pontos de Europa”. E acrescentou: “Ao promoverem o desporto, alicerçado nos valores da amizade e fair-play, vocês estão a dar o vosso testemunho, à população, mas principalmente aos jovens, daquilo que deveria ser realmente a base dos desportos colectivos”.
Por sua vez, o porta-voz da selecção portuguesa, padre Marco Gil, agradeceu a “calorosa recepção dos famalicenses ao torneio”. “A presença do presidente da Câmara Municipal nesta sessão veio dar ainda mais dignidade à competição”, afirmou, elogiando “a disponibilidade e o empenho demonstrados pelo município desde do início das conversações”.
Natural de Vila Nova de Famalicão, mas actualmente pároco nas comunidades de Friande, Monsul, São João de Rei e Geraz do Minho, no concelho da Póvoa do Lanhoso, Marco Gil disse ainda “sentir grande orgulho em ser famalicense”.
No final, Armindo Costa ofereceu uma lembrança a todos os jogadores das dez selecções, nomeadamente uma garrafa de vinho verde da região e algumas obras literárias sobre o concelho de Vila Nova de Famalicão. Por sua vez, os jogadores da selecção nacional presentearam Armindo Costa com uma camisola autografada por todos os jogadores.
Ano 2009
“Crescer em Família” com a ASAS

“Crescer em Família” é o primeiro encontro da Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso – ASAS que decorre no dia 1 de Outubro, no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado.
Ano 2009
Santo Tirso debate reconversão urbana

Integrada na Parceria para a Regeneração Urbana para a revitalização e qualificação das margens do Ave na cidade de Santo Tirso (PRU-Margens do Ave), a Fábrica do Teles vai receber um debate sobre a reconversão da paisagem urbana.
-
Trofa2 semanas atrás
Professora agredida por aluno em Covelas (atualizada)
-
Trofa2 semanas atrás
Professora agredida por aluno em Covelas está a substituir a titular de turma
-
Trofa5 dias atrás
Belive deste ano vai ser realizado noutro local
-
Trofa1 semana atrás
Incêndio em indústria na Maganha, Santiago de Bougado, Trofa
-
Trofa6 dias atrás
Já são conhecidos os artistas da Expotrofa
-
Edição 7651 semana atrás
Memórias e Histórias da Trofa: A sina trofense: a dificuldade de concretizar investimentos públicos
-
Religião6 dias atrás
Comédia, música e coroação das crianças marcam festa do Espírito Santo em S. Mamede
-
Edição 7652 semanas atrás
Trofense representa Portugal no Europeu de minifutebol