quant
Fique ligado

Ano 2012

S. Pantaleão ainda arrasta multidões

Avatar

Publicado

em

Comissão de Festas fez “balanço positivo” das festas em honra de S. Cristóvão, que se realizaram na quarta-feira, e de S. Pantaleão, durante o fim de semana.

Foram muitos os devotos que rumaram, durante o fim de semana, à capela de S. Pantaleão, no Muro, para visitar o santo padroeiro dos médicos e invocado contra a tuberculose. Quase dois milénios depois da sua passagem pelo mundo, o santo ainda inspira respeito, admiração e culto por parte dos devotos. Segundo Carlos Martins, presidente da Junta de Freguesia do Muro, estas festividades já são “uma tradição muito antiga”, sendo que, a freguesia murense, é das “poucas em Portugal que mantém o culto ativo ao S. Pantaleão”.

Publicidade

Antigamente, a festa em honra de S. Pantaleão realizava-se a 10 de agosto, mas, atualmente é celebrada no dia 27 de julho, como comprova a exposição do santo padroeiro, no Museu Soares dos Reis, no ano de 2004. Caso a data não coincida com um domingo, as festas celebram no fim de semana seguinte, como foi o caso deste ano.

Leia a reportagem completa na edição desta semana d’ O Notícias da Trofa, disponível num  quiosque perto de si ou por PDF

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...