quant
Fique ligado

Edição 690

Roteiro para a Páscoa: Semana Santa em Braga com programa vasto

Avatar

Publicado

em

Estamos em tempo de Quaresma, que representa um dos períodos mais importantes para os cristãos que, através dele, se preparam para a Páscoa. Originária do latim quadragesima dies (quadragésimo dia), a Quaresma representa o primeiro dos três momentos do ciclo pascal, que são preparação, celebração e prolongamento.

Por estes dias, várias iniciativas e cerimónias se realizam por todas as paróquias, num caminho até ao dia da Ressurreição de Jesus, a Páscoa, e às quais todos os cristãos são convidados a participar. No concelho da Trofa e na região, há eventos com grande escala, que celebram este tempo pascal e o NT dá-lhe um roteiro de alguns dos mais significativos.

Semana Santa em Braga com programa vasto

A “Semana Santa” é uma das mais icónicas da cidade de Braga. Até à Páscoa, o programa cultural e religioso é extenso, assumindo-se como um dos lugares de eleição para os católicos que querem viver viver, em pleno, o período da Quaresma, participando em diversas atividades e cerimónias. Fique a conhecer o que está reservado para os próximos dias.

No que toca a procissões, a 13 de abril, decorre a trasladação da imagem do Senhor dos Passos, com saída na Igreja de Santa Cruz, às 21.30 horas, para a Igreja do Seminário, percorrendo a Rua do Anjo, Largo de Santiago (onde serão cantados o Miserere e outros motetes), e Largo de S. Paulo. Recolhida a procissão, segue-se a Via-sacra.

No dia seguinte, Domingo de Ramos, o dia começa com a bênção e procissão dos ramos, às 11 horas, com início na Igreja do Seminário e fim na Catedral, onde decorre a missa.

À tarde, às 17 horas, decorre a Procissão dos Passos, com quadros alegóricos e encenação dramática, a partir da Igreja do Seminário.
Já junto à igreja de Santa Cruz, tem lugar o Sermão do Encontro e, no decurso deste, os ouvintes assistem ao comovente encontro de Jesus com sua Mãe Dolorosa, a Senhora das Dores.

Na Quarta-feira Santa, 17 de abril, tem início na Igreja de S. Vítor a popularmente conhecida como procissão de Nossa Senhora da “burrinha”, organizada, desde 1998, pela Paróquia e pela Junta de Freguesia de S. Victor.

Segue-se a procissão do Senhor “Ecce Homo”, na Quinta-feira Santa, a partir da Igreja da Misericórdia, que evoca o julgamento de Jesus, ao mesmo tempo que celebra a misericórdia por Ele ensinada. O cortejo é aberto por um grupo de farricocos, com grosseiras vestes de penitência, descalços e encapuzados, de cordas à cinta, como outrora os penitentes públicos, uns empunhando matracas e outros alçando fogaréus (taças com pinhas a arder).

Ainda neste dia, mas às 10 horas, decorre a missa crismal, que assinala a instituição do sacerdócio; instituição da Eucaristia; agonia de Jesus e seu julgamento, assim como fica marcada pela bênção dos Santos Óleos, que serão levados pelos presbíteros para as suas paróquias a fim de servirem para ungir os batizandos e os doentes.

Às 16 horas, realiza-se o rito do Lava-Pés na Sé Catedral, a que se segue a Missa da Ceia do Senhor.

Publicidade

A procissão do Enterro do Senhor acontece na Sexta-feira Santa, 19 de abril, às 21.30 horas, com saída da Sé Catedral. É organizada pelo Cabido da Catedral, Irmandades da Misericórdia e de Santa Cruz e Comissão da Semana Santa, e é a mais solene e comovente, levando pelas ruas da cidade o esquife do Senhor morto.

Antes, às 15 horas, na Sé Catedral, acontece a celebração da Morte do Senhor.

No sábado, às 21 horas, a vigília pascal e a procissão da Ressurreição realizam-se na Sé Catedral. Trata-se de uma soleníssima celebração, muito rica de simbolismo global e de símbolos particulares: as trevas, a luz, a água, o círio pascal, a cor alegre dos paramentos, a explosão de som e luz.

Já no que respeita ao cartaz cultural, o coro da Santa Casa da Misericórdia de Braga e Ensemble Célio Peixoto protagonizam um concerto na Igreja do Hospital de S. Marcos, a 12 de abril, às 21.30 horas.

Já no dia 15, às 21.30 horas, decorre, na Igreja de Santa Cruz, “Requiem”, de Gabriel Fauré, em ré menor, Op. 48.

A 16 de abril, pelas 21.30 horas, inicia, na Sé Catedral, um concerto pelo decateto de metais “Portuguese Brass”, Coro de Pequenos Cantores de Esposende, Coro Ars Vocalis e Dora Rodrigues, com direção de Fernando Marinho.

O Auto da Paixão, que tem lugar no adro da Igreja de Santa Cruz, às 18 horas de 19 de abril, tem encenação do Grupo Greculeme.

Durante a Semana Santa, decorrem ainda, diariamente, visitas guiadas às igrejas de S. Victor, Senhora-a-Branca e Guadalupe, com saída do Largo da Senhora-a-Branca às 10 horas, assim com às igrejas do Hospital de S. Marcos e Misericórdia, com local de encontro no Largo Carlos Amarante, às 10 horas. Não há custos associados.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...