quant
Fique ligado

Edição 418

Rotary entrega quase 14 mil euros à Liga Portuguesa Contra o Cancro

Publicado

em

 

O Rotary Club da Trofa entregou à Liga Portuguesa Contra o Cancro os donativos angariados junto da população e empresas.

 13.700 euros. Este foi o valor angariado pelo Rotary Cluyb da Trofa no peditório anual para a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). A verba foi divulgada na noite de segunda-feira, num jantar rotário no Restaurante Julinha, onde também marcou presença Vítor Veloso, presidente da LPCC.

O responsável não escondeu a satisfação pelos resultados apresentados: “Tenho muito a agradecer ao Rotary Club da Trofa, porque tem pessoas extremamente empenhadas que este ano deram o exemplo, porque aumentaram o valor do peditório”.

O valor angariado, apesar de significativo, representa uma pequena parte do que a LPCC necessita anualmente para apoiar os doentes oncológicos e as suas famílias. “Há dez anos, precisávamos de cem mil euros e neste momento esse valor já vai em 300 mil”, afirmou Vítor Veloso, explicando que “a verba tem subido substancialmente”, em proporção “com as necessidades”, que “são cada vez maiores”.

A “prioridade” da LPCC é o doente, no entanto, tem sido possível desenvolver outras atividades que, segundo Vítor Veloso, “o Estado não tem, porque nunca teve vocação para isso”, que estão ligadas “à prevenção primária, secundária e terciária”. “Relembro que no Norte, há 15 anos, fomos pioneiros da melhor, e ainda, maior unidade de cuidados continuados do País”, sublinhou.

Para fazer face ao orçamento necessário para acorrer a todas as necessidades, a LPCC tem que dar largas à imaginação para angariar fundos: “Desde caminhadas, a corridas, leilões e concertos. Enfim, um sem número de atividades só para que o Núcleo Regional do Norte da LPCC esteja equilibrado do ponto de vista económico-financeiro”.

Vítor Veloso revelou ainda que a LPCC vai “aproveitar” o “convénio” que tem com o Ministério da Saúde para o rastreio do cancro da mama. “Comprometemo-nos a atingir as nossas metas, que dentro de dois anos, no máximo, teremos toda a população do Norte coberta com o rastreio”.

Publicidade

 

Rotary e Interact com novos membros

A entrega do donativo à LPCC foi um dos momentos altos do jantar, que também ficou marcado pela entrada de novos membros, quer no Rotary, quer no Interact. “É disto que vive o movimento rotário, através do reforço do quadro social, principalmente com gente nova, que permite o seu rejuvenescimento. É com esta dinâmica que queremos continuar a trabalhar pela comunidade”, frisou António Pontes, presidente do Rotary Club da Trofa.

Para o responsável, o aumento do efetivo rotário “é um motivo de grande satisfação”, porque permite manter os projetos existentes. Um deles faz o “combate à pobreza”, através de uma colaboração com a Conferência S. Vicente de Paulo, com “atividades de recolha de fundos”.

O outro é a Universidade Sénior, que “promove o envelhecimento ativo” e o “enriquecimento pessoal e social”.

O Rotary Club da Trofa está ainda a preparar uma homenagem pública à profissão de professor, com “a colaboração da Câmara Municipal”. “É um ato que ficará para as gerações futuras, para poderem reconhecerem o trabalho que muitos professores fizeram pela Trofa”, concluiu.

O Rotary Club da Trofa tem 25 membros, o Rotaract tem oito e o Interact tem dez.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 418

Dia dos Monumentos assinalado com protocolo para investigação do Castro de Alvarelhos

Publicado

em

Por

Faculdade de Letras da Universidade do Porto vai investigar o Castro de Alvarelhos. Dia dos Monumentos vai ficar marcado com assinatura de protocolo da instituição com a autarquia da Trofa.

 A Câmara Municipal da Trofa e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto vão assinar um protocolo de colaboração para a investigação do Castro de Alvarelhos. É desta forma que a Trofa assinala o Dia dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril, quinta-feira.

O protocolo, que vai ser assinado pelas 10.30 horas, na Casa da Cultura, visa a “realização de estudos científicos e de investigação, com vista à divulgação, salvaguarda e valorização deste sítio arqueológico e respetiva zona especial de proteção”.

As comemorações estendem-se a ações de sensibilização acerca do património concelhio nas escolas da Trofa, de 15 a 19 de abril. Estas atividades vão ao encontro do que foi proposto pela Direção-Geral do Património Cultural que estipulou como tema para este ano “Património + Educação = Identidade”.

Para o dia 20 de abril está marcada uma visita guiada aos vários castros que integram a Rede de Castros do Noroeste Peninsular: Alvarelhos, Terroso (Póvoa de Varzim), Monte Padrão (Monte Córdova, Santo Tirso) e Sanfins (Paços de Ferreira). A visita pressupõe uma inscrição prévia, que pode ser feita através do email patrimoniocultural@mun-trofa.pt ou do número 252400090.

Continuar a ler...

Edição 418

Maratona “12 horas Solidárias”

Publicado

em

Por

No dia 20 de abril, o esforço dos que farão exercício físico na Academia Municipal da Trofa (Aquaplace), para além de uma recompensa pessoal, vai ter um sentido solidário.

No Aquaplace, as “12 Horas Solidárias” começam ao meio-dia e os interessados em participar tem que doar, pelo menos, um bem alimentar. Para as aulas de spinning, o “bilhete de entrada” é salsichas, atum ou azeite, enquanto os que preferirem as atividades aquáticas terão que levar arroz, massa, farinha ou bolachas. As aulas de grupo exigem a doação de açúcar, grão-de-bico ou cereais. Os bens recolhidos pela academia municipal serão entregues em várias instituições de solidariedade do concelho da Trofa.

As primeiras aulas começam às 12 horas com aulas de natação, masterclas, spinning, seguindo-se uma hora de regime livre, com insufláveis para os mais pequenos se divertirem.

Para as 14 horas estão agendadas aulas de hidrobike, pilates e ainda a opção regime livre. Das 15 horas às 16 horas, realizam-se aulas de hidrokids, batismo de mergulho, danças de salão, judo kids e body vive.

Pelas 16 horas, segue-se mais uma hora de hidrobike 3/4, batismo de Mergulho, Jump, Kickboxing e Ginástica para alunos com mais de 55 anos. Jogos lúdicos, deep water, uma aula de spinning e ainda uma sessão de step serão outras sessões a decorrer.

Às 18 horas, começam as aulas de hidroduplas, yoga, karaté, localizada e há a opção de regime livre. Pelas 19 horas, inicia-se uma hora de regime livre, uma aula de aqua boot camp e ainda uma aula de body combat e a partir das 20 horas, as aulas são dedicadas ao spinning, hidrobike 5/6, batismo de mergulho, e ainda de body pump.

Às 21 horas começam as aulas de aqua versa, training, batismo de mergulho, mix, judo e ainda killerkilos. Perto do fim, pelas 22 horas decorre uma hora de hidro baile, opção de regime livre e ainda uma aula de ritmos calientes. Para encerrar as 12 horas solidárias, das 23 às 24 horas realiza-se uma mega aula de hidro e ainda atividades em regime livre. 

Publicidade
Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);