Ano 2008
Rotary debateu a paz
"A paz é possível"serviu de mote para a décima quinta conferência organizada pelo Rotary do Distrito 1970, apresentada em Santo Tirso, na passada sexta-feira no Hotel Cidnay. Neste evento que durou três dias foram também entregues 10 mil euros para cerca de 80 escolas primárias em Baucau, Timor.

Espalhados por mais de 180 países no mundo, os rotários entregaram ainda 10 mil euros para cerca de 80 escolas em Baucau, Timor.
"A paz é possível?", questionou Gonçalves Afonso presidente do Rotary de Santo Tirso e Chairman da Conferência. "Nós podemos fazer disto uma afirmação e não um ponto de interrogação. As coisas não são fáceis, mas se todos nos empenharmos na paz ela é possível. Porque a paz não depende só das pessoas que governam o mundo, mas também do contributo individual de cada um", explicou.
Bernardino Pereira, Governador do Distrito 1970, partilhou da mesma opinião do companheiro e explicou a escolha do tema: "Este tema da conferência é já recorrente no Rotary. Há quem diga que somos utópicos, que é impossível, mas farto-me de dizer que isto é um sonho e vale sempre a pena lutar por um sonho. E alcançar a paz só será possível quando os grandes problemas do mundo forem reduzidos".
Já Andrezza Zeitune da UNESCO e ex-bolseira do Rotary Internacional, mostrou-se satisfeita pelo convite, porque acredita que a paz "é possível e depende de cada um de nós", afirmou.
"Acredito que estas conferências vão consciencializar as pessoas, de que é preciso que cada um saiba quais são as suas responsabilidades e o que está a acontecer no mundo. Não podemos concentrar-nos no nosso próprio umbigo e esquecer que à nossa volta existem milhões de pessoas que vivem com menos de um dólar por dia e que não têm os mesmos privilégios e oportunidades que nós temos", acrescentou.
Andrezza partilha o mesmo "sonho" de todos os rotários e adiantou ainda que "não seria feliz se trabalhasse num banco, ou sendo advogada, acredito que estou a fazer a minha parte e isso deixa-me feliz", concluiu.
Este evento contou também com a colaboração dos clubes rotários da Maia, da Trofa, de Vila Nova de Famalicão, do Rotaract e do Interact.
Foram ainda plantados 83 carvalhos no Parque de S. Pedro de Avioso, no concelho da Maia que simbolizam outros tantos clubes rotários que fazem parte do Distrito 1970.
O Rotary é uma organização internacional que presta serviços humanitários. É composto por homens e mulheres, voluntários que se dedicam a melhorar a qualidade de vida dos mais desfavorecidos por todo o mundo.
Veja a reportagem em http://www.trofa.tv/
Isabel Moreira Pereira



