quant
Fique ligado

Ano 2009

Rotary ajuda na prevenção do cancro do estômago

Avatar

Publicado

em

rotary

Foram cerca de 80 as pessoas que estiveram no Parque Nossa Senhora das Dores, este sábado que efectuaram o rastreio ao cancro do estômago promovido pelo Rotary Clube da Trofa.

 Com apenas um inquérito e a recolha de uma amostra de sangue, pode ficar a saber se tem cancro do estômago. A iniciativa de sensibilização dos trofenses para este flagelo do cancro que afecta muitos pessoas, partiu do Rotary Clube da Trofa.

“Esta é uma experiência que tem vindo a ser desenvolvida há três ou quatro anos, desde o princípio que o Rotary da Trofa aderiu a este movimento que abrange mais meia dúzia de clubes daqui da nossa região com uma parceria com o Hospital de Santo Tirso e da Póvoa de Varzim e é uma actividade que se integra no nosso lema de servir a comunidade”, adiantou António Pinheiro, presidente do clube.

Este sábado foram cerca de 80 pessoas que apareceram no Parque Nossa Senhora das Dores e efectuaram este rastreio.

Agora, segundo António Pinheiro, “as análises serão encaminhadas para o Hospital da Póvoa de Varzim e logo que os resultados sejam observados serão contactadas as pessoas que fizeram o rastreio, recebendo uma carta em casa para saber o resultado das análises”.

Caso nas análises seja detectada alguma anomalia, a pessoa é encaminhada para consultas da especialidade e aconselhada a fazer um exame mais rigoroso ao estômago, uma endoscopia. O processo é simples e de acordo com o responsável do Rotary da Trofa, “as pessoas já não têm medo” de realizar estes rastreios.

Para além deste rastreio, o Rotary participa ainda no peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro. “Temos ainda conferências que fazemos dentro do nosso clube e iremos também promover um passeio convívio com todos os sócios, familiares e amigos que queiram comparecer, provavelmente no mês de Maio”, acrescentou António Pinheiro.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...