quant
Fique ligado
rotary rotary

Ano 2009

Rotary ajuda na prevenção do cancro do estômago

Publicado

em

Foram cerca de 80 as pessoas que estiveram no Parque Nossa Senhora das Dores, este sábado que efectuaram o rastreio ao cancro do estômago promovido pelo Rotary Clube da Trofa.

 Com apenas um inquérito e a recolha de uma amostra de sangue, pode ficar a saber se tem cancro do estômago. A iniciativa de sensibilização dos trofenses para este flagelo do cancro que afecta muitos pessoas, partiu do Rotary Clube da Trofa.

“Esta é uma experiência que tem vindo a ser desenvolvida há três ou quatro anos, desde o princípio que o Rotary da Trofa aderiu a este movimento que abrange mais meia dúzia de clubes daqui da nossa região com uma parceria com o Hospital de Santo Tirso e da Póvoa de Varzim e é uma actividade que se integra no nosso lema de servir a comunidade”, adiantou António Pinheiro, presidente do clube.

Este sábado foram cerca de 80 pessoas que apareceram no Parque Nossa Senhora das Dores e efectuaram este rastreio.

Agora, segundo António Pinheiro, “as análises serão encaminhadas para o Hospital da Póvoa de Varzim e logo que os resultados sejam observados serão contactadas as pessoas que fizeram o rastreio, recebendo uma carta em casa para saber o resultado das análises”.

Caso nas análises seja detectada alguma anomalia, a pessoa é encaminhada para consultas da especialidade e aconselhada a fazer um exame mais rigoroso ao estômago, uma endoscopia. O processo é simples e de acordo com o responsável do Rotary da Trofa, “as pessoas já não têm medo” de realizar estes rastreios.

Para além deste rastreio, o Rotary participa ainda no peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro. “Temos ainda conferências que fazemos dentro do nosso clube e iremos também promover um passeio convívio com todos os sócios, familiares e amigos que queiram comparecer, provavelmente no mês de Maio”, acrescentou António Pinheiro.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2009

“Crescer em Família” com a ASAS

Publicado

em

Por

“Crescer em Família” é o primeiro encontro da Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso – ASAS que decorre no dia 1 de Outubro, no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2009

Santo Tirso debate reconversão urbana

Publicado

em

Por

Integrada na Parceria para a Regeneração Urbana para a revitalização e qualificação das margens do Ave na cidade de Santo Tirso (PRU-Margens do Ave), a Fábrica do Teles vai receber um debate sobre a reconversão da paisagem urbana.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também