quant
Fique ligado

Trofa

Renato Pinto Ribeiro nega esquema para esconder ajuda ao Trofense

Publicado

em

Renato Pinto Ribeiro demarcou-se esta segunda-feira em tribunal de qualquer esquema para permitir que parte do dinheiro formalmente atribuído pela Câmara Municipal ao desporto de formação do Trofense acabasse a pagar dívidas do futebol profissional.

“Os factos que me são imputados são falsos. Nunca agi com o intuito de prejudicar o município em favor do futebol profissional e da SAD [Sociedade Anónima Desportiva] do Trofense”, afirmou o vereador do CDS-PP, eleito para o município da Trofa no âmbito de uma coligação liderada pelo PSD.

O autarca falava no início do seu julgamento, perante o coletivo de juízes de Matosinhos, em improvisadas instalações judiciais no salão dos Bombeiros de Valadares (Vila Nova de Gaia).

O caso remonta a julho de 2014, data em que Renato Pinto Ribeiro, então detentor do pelouro do Desporto, assinou um contrato-programa de desenvolvimento desportivo com o Clube Desportivo Trofense, no valor de 135 mil euros, para apoiar as camadas jovens do clube.

A Câmara da Trofa terá pagado a totalidade do subsídio previsto no referido contrato programa, dos quais 60 mil se destinavam a “obras de conservação e manutenção no complexo desportivo de Paradela”, afeto à formação do clube.

No entanto, de acordo com a acusação do Ministério Público (MP), “não foram efetuadas” as obras em causa, sendo o dinheiro desviado para o futebol profissional.

O alegado esquema leva a tribunal mais seis arguidos, incluindo técnicos autárquicos e o presidente do Trofense à data dos factos, Paulo Melro.

Publicidade

Tudo passaria pela apresentação, por parte do Trofense, de faturas das obras alegadamente realizadas nas instalações da formação e consequente pagamento, em tranches, do subsídio concedido.

Enquanto vereador do desporto, Renato Pinto Ribeiro eximiu-se, na versão do MP, à sua obrigação de fiscalizar se as verbas públicas atribuídas eram aplicadas em respeito pelo contrato-programa de desenvolvimento desportivo que fora assinado, mas o arguido deu outra visão dos factos, sublinhando a sua necessidade de, enquanto eleito e responsável por grande número de áreas e dossiês, confiar na estrutura.

O vereador acrescentou que cumpriu a sua missão, validando a informação dada pela “pirâmide técnica”, antes de a remeter à Divisão Financeira, tutelada pelo vice-presidente e eleito social-democrata António Azevedo.

A ordem de pagamento só foi dada, como fez questão de sublinhar perante os juízes, após ser validada pelo pelouro financeiro dirigido por António Azevedo, que não é arguido no processo, ou, na sua ausência, pelo presidente da Câmara.

Depondo também na qualidade de arguido, o chefe de divisão Artur Costa confirmou ter despachado favoravelmente a validação do relatório de obras, e disse que era, na altura, um recém-chegado à função, pelo que pediu informação aos serviços e se limitou a seguir os procedimentos até então adotados.

Continuar a ler...

Assinatura em pdf

Edição 774 do Jornal O Notícias da Trofa

Publicado

em

Por

Edição de 6 de outubro de 2022 (mais…)

 

Já é assinante? Inicie sessão

Não é Assinante? Clique aqui e assine os nossos conteúdos a partir de 1 euro

 

Continuar a ler...

Desporto

Já há dia e hora para o jogo da Taça de Portugal do Trofense vs Famalicão

O jogo que opõe o Trofense ao Famalicão vai ser disputado pelas 15h do dia 15 de outubro, sábado.

Publicado

em

Por

Estão definidos os encontros da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal Placard que vão ter transmissão televisiva. O jogo que opoe o Trofense ao Famalicão vai ser disputado pelas 15h do dia 15 de outubro, sábado.

RTP, Sport TV e Canal 11 serão os canais que vão transmitir jogos da ronda da Prova Rainha que já inclui equipas da Liga Bwin.

O cartaz televisivo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal Placard será então o seguinte:

14 outubro

Amora x Estoril (20h45) no Canal 11

15 outubro

Trofense x Famalicão (15h) no Canal 11

Publicidade

Canelas x Vitória SC (15h) na Sport TV

Tondela x Santa Clara (20h) no Canal 11

Caldas x Benfica (20h45) na RTP

16 outubro

Vitória FC x Paços de Ferreira (15h) no Canal 11

Felgueiras x SC Braga (17h) na Sport TV

Varzim x Sporting (19h) na Sport TV

Publicidade

Anadia x FC Porto (20h45) na RTP

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);