quant
Fique ligado

Trofa

Renato Pinto Ribeiro nega esquema para esconder ajuda ao Trofense

Publicado

em

Publicidade

Renato Pinto Ribeiro demarcou-se esta segunda-feira em tribunal de qualquer esquema para permitir que parte do dinheiro formalmente atribuído pela Câmara Municipal ao desporto de formação do Trofense acabasse a pagar dívidas do futebol profissional.

“Os factos que me são imputados são falsos. Nunca agi com o intuito de prejudicar o município em favor do futebol profissional e da SAD [Sociedade Anónima Desportiva] do Trofense”, afirmou o vereador do CDS-PP, eleito para o município da Trofa no âmbito de uma coligação liderada pelo PSD.

O autarca falava no início do seu julgamento, perante o coletivo de juízes de Matosinhos, em improvisadas instalações judiciais no salão dos Bombeiros de Valadares (Vila Nova de Gaia).

O caso remonta a julho de 2014, data em que Renato Pinto Ribeiro, então detentor do pelouro do Desporto, assinou um contrato-programa de desenvolvimento desportivo com o Clube Desportivo Trofense, no valor de 135 mil euros, para apoiar as camadas jovens do clube.

A Câmara da Trofa terá pagado a totalidade do subsídio previsto no referido contrato programa, dos quais 60 mil se destinavam a “obras de conservação e manutenção no complexo desportivo de Paradela”, afeto à formação do clube.

No entanto, de acordo com a acusação do Ministério Público (MP), “não foram efetuadas” as obras em causa, sendo o dinheiro desviado para o futebol profissional.

O alegado esquema leva a tribunal mais seis arguidos, incluindo técnicos autárquicos e o presidente do Trofense à data dos factos, Paulo Melro.

Publicidade

Tudo passaria pela apresentação, por parte do Trofense, de faturas das obras alegadamente realizadas nas instalações da formação e consequente pagamento, em tranches, do subsídio concedido.

Enquanto vereador do desporto, Renato Pinto Ribeiro eximiu-se, na versão do MP, à sua obrigação de fiscalizar se as verbas públicas atribuídas eram aplicadas em respeito pelo contrato-programa de desenvolvimento desportivo que fora assinado, mas o arguido deu outra visão dos factos, sublinhando a sua necessidade de, enquanto eleito e responsável por grande número de áreas e dossiês, confiar na estrutura.

O vereador acrescentou que cumpriu a sua missão, validando a informação dada pela “pirâmide técnica”, antes de a remeter à Divisão Financeira, tutelada pelo vice-presidente e eleito social-democrata António Azevedo.

A ordem de pagamento só foi dada, como fez questão de sublinhar perante os juízes, após ser validada pelo pelouro financeiro dirigido por António Azevedo, que não é arguido no processo, ou, na sua ausência, pelo presidente da Câmara.

Depondo também na qualidade de arguido, o chefe de divisão Artur Costa confirmou ter despachado favoravelmente a validação do relatório de obras, e disse que era, na altura, um recém-chegado à função, pelo que pediu informação aos serviços e se limitou a seguir os procedimentos até então adotados.

Continuar a ler...

Trofa

Falecimento de Vítor Manuel Gonçalves Maia

Faleceu Vítor Manuel Gonçalves Maia, com 84 anos, marido de Arminda Arménia Pacheco Ribeiro, residente no lugar do Paranho, em S.Martinho de Bougado.

Publicado

em

Publicidade

Faleceu Vítor Manuel Gonçalves Maia, com 84 anos, marido de Arminda Arménia Pacheco Ribeiro, residente no lugar do Paranho, em S.Martinho de Bougado.

A missa de corpo presente será celebrada na segunda-feira dia 20 de março pelas 09:30 horas na Igreja Nova, indo de seguida para o cemitério de Paranhos – Porto, onde será realizada a cremação. O corpo encontra-se depositado na capela funerária da Igreja Nova pelas 11:30 horas de hoje, transitando para a Igreja pelas 09:15 horas de amanhã. A missa de 7° dia será celebrada sexta-feira, dia 24 de março pelas 19:00 horas na Capela de Nossa Senhora das Dores.

Continuar a ler...

Trofa

Acidente grave na A3 no Coronado

A auto estrada ficou totalmente reaberta cerca das 9h.

Publicado

em

Publicidade

O trânsito no sentido São Tirso-Porto da Autoestrada 3 (A3) esteve condicionado mais de cinco horas devido a uma colisão entre três veículos ligeiros. A colisão ocorreu cerca das 3 horas da madrugada.

O acidente ocorreu ao quilómetro 11.8, na freguesia do Coronado, e resultou em 5 feridos, 2 deles graves, transportados para o Hospital de S.João, no Porto. Outros 2 foram transportados para a unidade de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave e um quinto ferido recusou o transporte a unidade hospitalar.

No socorro estiveram 20 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, apoiados. Contaram com o apoio das equipas médicas das VMERs do Hospital de S.João e Famalicão, dos Bombeiros Voluntários da Trofa, da equipa de apoio psicológico do INEM e da GNR.

A auto estrada ficou totalmente reaberta cerca das 9h.

Continuar a ler...

Edição Papel

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 09 de março de 2023

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 09 de março de 2023

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...