quant
Fique ligado

Edição 443

Recolha de sangue e potenciais dadores de medula óssea

Avatar

Publicado

em

 

Lions Clube da Trofa vai realizar, neste sábado, uma recolha de sangue para os doentes do Hospital de S. João, do Porto, e uma colheita para encontrar potenciais dadores de medula óssea.

“Dê sangue, ofereça sorrisos.” Este é o apelo da Lions Clube da Trofa, que vai realizar mais uma colheita de sangue para potenciais doadores de medula óssea para o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST). A recolha realiza-se entre as 9 e as 12.30 horas do próximo sábado, 19 de outubro, nas instalações da empresa Eurico Ferreira, em Santiago de Bougado.

Segundo a instituição, a “medula óssea é um tecido de consistência mole que preenche o interior dos ossos longos e as cavidades esponjosas de ossos, como por exemplo os da bacia”. É nesse tecido que existem “células progenitoras, ou seja, com capacidade para se diferenciarem e dar origem a qualquer célula do sangue periférico”. As chamadas “células progenitoras/estaminais renovam-se frequentemente, mantendo um número relativamente constante”, pelo que é “possível fazer mais do que uma dádiva”.

As “principais condições” para se inscrever como potencial doador de medula óssea são ter “entre 18 e 45 anos”, “peso mínimo de 50 quilos”, “altura superior a 1,50 metros”, “nunca ter recebido transfusões após 1980” e “ser saudável”. Se tiver “pelo menos uma das seguintes condições” não se poderá registar como dador: obesidade mórbida, mesmo nos casos de colocação de banda ou bypass gástrico, patologia cardíaca, hepatite B ou C, alguma vez na vida, doença oncológica, doenças autoimunes (artrite reumatóide, lúpus), doenças infecto-contagiosas, insuficiência renal, patologia da tiróide, diabetes, anemia crónica, hérnia discal, fibromialgia e glaucoma, não compreender a língua portuguesa tanto na sua forma oral como escrita e não ter residência estabelecida em Portugal”.

Também no sábado, entre as 9 e as 12.30 horas, o Lions Clube da Trofa realiza uma colheita de sangue, que vai reverter para os doentes do Hospital de S. João, do Porto. A recolha decorre nas instalações do Lar Mundos de Vida, em Lousado.  

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...