quant
Fique ligado

Edição 456

Rancho das Lavradeiras cantou ao Menino

Avatar

Publicado

em

A Igreja Matriz de S. Martinho de Bougado foi palco da 17ª edição do encontro “Cantares ao Menino”, que se realizou no sábado, 11 de janeiro.

Antigamente, os mais pobres andavam de porta a porta a cantar as janeiras, pedindo géneros que eram fundamentais para a sua sobrevivência. Já nas igrejas, cantava-se ao Menino, pela altura natalícia até ao Dia de Reis.

Publicidade

Para que estes “hábitos e costumes não se perdessem ou para que as pessoas se relembrassem de como era no passado”, o Rancho das Lavradeiras da Trofa tem organizado encontros de “Cantares ao Menino”, sendo esta “uma forma de o folclore lembrar e procurar preservar hábitos religiosos de antigamente”.

Pelo altar da Igreja Matriz de S. Martinho de Bougado passaram, além do grupo anfitrião, o Grupo Folclórico de Santa Maria de Cabril (Castro Daire), Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Assafarge (Coimbra) e o Grupo Cultural e Recreativo Semente (Espinho), que cantaram à imagem do Menino Jesus.

O presidente das Lavradeiras da Trofa, Luís Elias, estava “muito satisfeito” com este encontro, assim como “todas as pessoas que encheram a Igreja Matriz”, que puderam “verificar grupos de elevado nível”. Como tem sido “apanágio”, o Rancho das Lavradeiras da Trofa trouxe “grupos de qualidade ao encontro de Cantares ao Menino e este ano para não fugir à regra” teve “três excelentes grupos”.

De forma “a não sofrer surpresas, nem desilusões”, Luís Elias tem um método de pesquisa antes de convidar os grupos. Quando “não conhece” a valia, questiona “os conselheiros técnicos da Federação de Folclore Português” sobre “como os grupos são, se têm reportório para os cantares ao Menino, qual a qualidade e como é que o grupo está”. Em função das respostas pode ou não surgir o convite. Em “alguns casos”, o presidente já tem “conhecimento da valia deles”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...