quant
Fique ligado
piddac piddac

Ano 2008

PIDDAC financia Centro de Saúde e Variante

Publicado

em

piddac “Reconhecido com o investimento do Estado no concelho mas não satisfeito”. Foi desta forma que o presidente da autarquia da Trofa se referiu, em conferencia de imprensa, aos 26,6 milhões de euros inscritos em PIDDAC para o próximo ano.    Acessibilidades e Saúde foram as duas áreas contempladas no PIDDAC – Plano de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central para o ano 2009 previstos para o Concelho da Trofa.

O PIDDAC para 2009 atribuiu ao município trofense mais de 26,7 milhões de euros, sendo o terceiro concelho do distrito do Porto com maior verba atribuída, apenas ultrapassado pelos municípios do Porto e Matosinhos.”Este resultado, com implicações decisivas na qualidade de vida dos trofenses, é devido ao magistério de influência política que a Câmara da Trofa tem exercido junto do governo de Portugal, com evidente retorno”, afirmou Bernardino Vasconcelos em conferência de imprensa realizada esta segunda-feira.

“Nos últimos anos, o PIDDAC foi desastroso para a Trofa, mas a Câmara nunca baixou os braços e conseguiu sempre negociar junto do governo a assinatura de contratos programa e protocolos com a administração central que permitiram avançar com obras de fundo imprescindíveis para o desenvolvimento do concelho”, frisou o edil.

As verbas do PIDDAC/2009 para o concelho da Trofa incluem a construção do Centro de Saúde de Santiago de Bougado, no valor de 100 mil euros, e a Variante da Linha do Minho, que vai retirar os comboios do centro da cidade.

Esta obra da Variante à Linha do Minho, orçada em cerca de 26,6 milhões de euros, segundo Vasconcelos vai “revolucionar o centro da cidade”. É o projecto municipal mais significativo em termos de investimento, se exceptuarmos a Plataforma Logística de Leixões, Matosinhos, que arrecada 50 milhões de euros.

A variante à Linha do Minho é uma ambição de muitos anos no município trofense. Vai permitir retirar a linha de caminho-de-ferro da zona central da cidade, eliminando a divisão do núcleo urbano. No total, a empreitada obrigará a um investimento de 50 milhões de euros. O traçado da variante, com 3555 metros, integra um túnel com 1400 metros e um viaduto com 327. A construção do túnel, primeira fase do projecto, foi entregue ao consórcio formado pelas empresas Soares da Costa e Spie Batignolles Europe.

Bernardino Vasconcelos recordou que, nos últimos dois anos, o município “conseguiu captar mais de 200 milhões de euros de investimento público”, referindo-se aos 140 milhões de euros destinados à extensão da linha do Metro desde o Instituto Superior da Maia (ISMAI) até à Trofa, e aos 60 milhões, através da REFER, para a construção da variante ferroviária.
Considerou ainda que as verbas destinadas ao concelho no próximo ano reconhecem “as especificidades e necessidades de um concelho jovem”, no entanto, “ficam aquém das necessidades”.

Contudo, segundo o autarca “representam um investimento considerável face à actual conjuntura económica e financeira adversa”.

Publicidade

Por essa razão, “apesar de reconhecer que a verba atribuída é expressiva a nível regional e distrital, a Câmara da Trofa não pode deixar de continuar a reivindicar as valências e os investimentos indispensáveis para o desenvolvimento do concelho”, frisou.

 

Apesar de considerar este PIDDAC com “saldo muito positivo para a Trofa” o edil relembrou no entanto outros projectos que têm ficado de fora das contas e que têm sido ano apos ano relegados para segundo plano como a construção da Esquadra da PSP-Polícia de Segurança Pública que chegou a ter verba inscrita em PIDDAC mas que acabou por desaparecer. O edil reconhece a necessidade “de construir a esquadra da PSP ou mesmo de ciar um segundo pólo de um posto da Guarda Nacional Republicana na Vila do Coronado, com mais efectivos” e garante que vai continuar “nos locais próprios a solicitar esta e outras infraestruturas para o concelho”.

 

Variantes e metro não estão inscritos em PIDDAC

 

Apesar de não estar nenhuma verba inscrita em PIDDAC para a construção da Linha de Metro da Trofa ou para a construção das variante às EN14 e 104 Bernardino Vasconcelos garante que estas obras são para fazer. O edil lembrou que “não há verba específica para o prolongamento da Linha Verde até à Trofa, uma das ligações que chegou a fazer parte da primeira fase da rede, mas cuja execução foi entretanto adiada” mas garante que tem garantias do Governo de que a linha vi ser construída e em via dupla”.

Publicidade

Quanto às variantes rodoviárias previstas para o concelho o edil garantiu que “os estudos para a execução do projecto estão a ser elaborados e como ainda não há projecto é natural que as verbas não tenham sido contempladas no PIDDAC”. Vasconcelos afirma-se convicto de que a construção vai avançar rapidamente já que “numa audiência que tivemos com o ministro dos Transportes Mario Lino este afirmou que as variantes são para implementar depressa e bem”, adiantou.

O edil garantiu ainda que tem informações de que “o gabinete que está responsável pela elaboração das propostas de traçado virá mostrar à autarquia, a curto prazo os resultados dos estudos e as alternativas para evitar os problemas de inconformidades ambientais”.

{flvremote width=”481″ height=”401″ autostart=”true”}http://trofa.otos.tv/videos/piddac2008.flv{/flvremote}

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2008

Cinco mulheres atropeladas, duas em estado grave

Publicado

em

Por

 

 Dois feridos graves e três ligeiros é o balanço de um acidente de viação, esta segunda-feira, junto à empresa Ricon, em Ribeirão. O condutor do veículo terá ligado ao sogro a pedir auxílio, abandonando depois o local do sinistro, visivelmente transtornado. As mulheres já não correm risco de vida.

 José Marcelino nem queria acreditar no que viu quando regressou de uma tarde de pescaria. “Quando me aproximei do meu carro, que tinha ficado estacionado no sentido Ribeirão/EN14, vi que estava virado em sentido contrário e só quando cheguei perto da viatura me apercebi do que tinha acontecido. Tinha o carro com a parte lateral esquerda completamente desfeita”, adiantou ao NT, José Marcelino ainda mal refeito do susto.

O proprietário do Opel Vectra ainda estava incrédulo com os contornos deste acidente. “Ouvi sirenes enquanto estava a pescar mas como tinha o meu carro bem estacionado nunca pensei que a minha viatura estivesse envolvida”, adiantou.

O palco do acidente foi a Avenida da Indústria, perto da empresa têxtil Ricon, envolvendo três viaturas ligeiras e, segundo o NT conseguiu apurar, resultou de “uma colisão lateral entre dois ligeiros seguida de despiste e atropelamento de cinco peões”, adiantou fonte da Brigada de Trânsito de Braga, que esteve no local.

Alegadamente, as duas viaturas seguiam no mesmo sentido: “Uma das viaturas ia estacionar e a outra tocou-lhe, despistou-se e atropelou as pessoas que iam na berma, batendo ainda numa terceira viatura que estava estacionada. De acordo com a Brigada, trata-se de uma zona sem passeio, mas os peões “circulavam do lado correcto da estrada, com o trânsito de frente”. Os veículos seguiam no sentido poente-nascente, em direcção à EN14.

O acidente terá acontecido às 12.50 horas quando as vítimas, com idades entre os 30 e os 45 anos, regressavam ao trabalho após a hora de almoço. Segundo o NT conseguiu apurar, duas das mulheres são residentes na Trofa e as outras três serão de Ribeirão.

As vítimas foram transportadas para o Hospital S. Marcos em Braga e para o Centro Hospitalar do Médio Ave, unidade de Famalicão.

A mulher de 34 anos de idade, residente na cidade da Trofa, está estável e internada em Braga e segundo um familiar contactado pelo NT, “sofreu fracturas nas duas pernas, num braço e na bacia, apresentando ainda costelas partidas com perfuração dos pulmões, mas não corre riscos de vida”, adiantou. A vítima esteve consciente e contou aos familiares como tudo aconteceu: “Estava a chover, o veículo seguia em direcção à EN 14, estava a ultrapassar um outro que se encontrava parado, acabando por embater no veículo, abalroando ainda uma segunda viatura, e acabou por colher as cinco funcionárias da Ricon”.

Publicidade

Outra das vítimas, que se encontra internada no Hospital de S. Marcos, apresenta lesões na coluna.

O condutor do veículo, que ficou “transtornado com o acidente”, abandonou o local “com medo que lhe batessem”, segundo confirmou a esposa, garantindo que ele ia entregar-se às autoridades.

Continuar a ler...

Ano 2008

Campeonato nacional é objectivo a alcançar

Publicado

em

Por

Juniores do Trofense lideram campeonato

 Todas as equipas dos diferentes escalões do Clube Desportivo Trofense aceitaram o desafio de atingir os nacionais e os resultados começam a aparecer. Actualmente todas ocupam os primeiros três lugares do campeonato, e em posição privilegiada surgem os juniores, que lideram a 1ª divisão distrital.

 O frio que se sente no Complexo de Paradela nesta altura do ano não é obstáculo para os jovens que integram os escalões do Clube Desportivo Trofense. O sonho de um dia chegar ao patamar mais alto do futebol faz com que os poucos graus centígrados sejam esquecidos e a bola torna-se no único acessório de valor para os pequenos craques em altura de treinos e jogos.

Com a nova direcção liderada por Rui Silva, o departamento de futebol do Trofense modificou estratégias e delineou novas metas, numa clara aposta na formação para conferir ao clube expressividade na captação de jovens talentos. Todas as equipas dos diferentes escalões aceitaram o desafio de atingir os nacionais e os resultados começam a aparecer. Actualmente todas ocupam os primeiros três lugares do campeonato, e em posição privilegiada surgem os juniores, que lideram a 1ª divisão distrital, com quatro pontos de avanço sobre o segundo classificado, Paços de Ferreira. Todos alimentam o sonho de qualquer jovem no seu lugar: serem chamados para integrar o plantel sénior da equipa.

Jorge Gonçalves é o treinador da equipa há três anos. Já tinha integrado o departamento de formação noutra altura e depois de um período em que experimentou outros clubes decidiu “aceitar o convite do coordenador Jorge Maia” para abraçar um projecto de quatro anos, que está “a correr conforme o planeado”, afirmou em entrevista exclusiva ao NT/TrofaTv.

Os dois primeiros anos serviram para “criar condições para tornar a equipa competitiva”, no sentido de atingir a subida aos nacionais. “Esse é o patamar onde os jogadores poderão evoluir melhor”, referiu.

O projecto não abrangeu apenas o escalão júnior e os resultados de um trabalho “árduo” começam a notar-se: “Neste momento, nas camadas jovens, os juniores estão em primeiro lugar, os juvenis estão em terceiro lugar a um ponto do segundo, os iniciados estão em segundo lugar e os infantis ocupam o terceiro lugar”.

Publicidade

Actualmente a ocupar, confortavelmente a liderança, os jogadores desfrutam do sucesso “confiantes no seu valor”. No entanto, há necessidade de “equilibrar as mentalidades para que eles não se deslumbrem”, adiantou Jorge Gonçalves que reforçou o facto dos feitos de hoje “serem fruto de um trabalho de três anos”.

O técnico considera que os resultados positivos são fruto da sintonia entre o departamento de formação e a direcção do clube e sabe que Tulipa, treinador da equipa sénior, está atento ao trabalho desenvolvido pelos juniores. “Existe uma grande comunicação entre o departamento e a equipa técnica profissional. Sei que (Tulipa) já veio ver um ou dois jogos da equipa e alguns juniores têm ido treinar com os seniores com alguma regularidade. Integraram, aliás, o jogo da Liga Intercalar e fizeram uma boa figura, com um excelente desempenho”, acrescentou.

O treinador acredita nas capacidades dos jovens para poderem fazer parte do plantel sénior, mas não esquece que “existem muitos outros factores, como estar no sítio certo no momento certo, a posição do jogador ou se o treinador estiver mais necessitado e também há o aspecto da coragem para o fazer”.

  (mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);