quant
Fique ligado

Edição 662

“Perspetivas são sempre boas” para a Feira Anual (C/Vídeo)

Publicado

em

Já é conhecida como a maior feira agropecuária do Norte de Portugal, que atrai, todos os anos, milhares de pessoas à Feira/ Mercado da Trofa. Organizada pela Junta de Freguesia de Bougado, a 72.ª edição da Feira Anual da Trofa arranca a 2 de março e termina no dia 4.

O S. Pedro parece que não se quer juntar à festa, mas para o presidente da Junta de Freguesia de Bougado, Luís Paulo, “as perspetivas são sempre boas”. “Fazemos o que podemos, mas há fatores que não controlamos. Quanto ao S. Pedro ainda vamos fazer as últimas preces e esperar que ele seja generoso”, afirmou.
Mas, faça chuva ou faça sol, é esperada “muita gente” no certame. Para o autarca esta “é das festas que nem precisa de grande divulgação” pela tradição que tem, que “obriga a organização a fazer tudo para que continue a ser a maior festa da Trofa”.
A 72.ª edição “é a continuação do que fizemos nos últimos anos”, asseverou.
Este ano a organização quis “baixar um bocadinho” o orçamento, que rondará os “180 mil euros”, para um certame que terá “muitos pontos altos”.
A Feira Anual arranca a 2 de março, pelas 10 horas, com a visita das crianças do concelho. Está ainda programado para este dia o 10.º Concurso de Preparadores e Manejadores da Raça Holstein Frísia (10.30 horas), o 1.º Concurso de Galinhas de Raças Autóctones (14 horas) e a prova de ensino do Campeonato Nacional/Regional do Norte de Equitação de Trabalho (15 horas), terminando com a garraiada (22.30 horas).
O concurso de galinhas é uma das novidades desta edição do certame. Da responsabilidade da Amiba, este momento veio “complementar e melhorar o programa” da Feira Anual da Trofa, disse Luís Paulo.
Quanto à animação, cabe a Quim Barreiros fazer as honras da casa, com um concerto agendado para as 22.30 horas. Para o presidente da Junta de Bougado, na animação, este será “a grande atração”. Seguem-se DJ Los Bravos (00 horas) e DJ Alex Casal (2 horas), na tenda de espetáculos.
No sábado, dia 3, o dia arranca com o Campeonato Nacional/Regional do Norte de Equitação de Trabalho (9 horas), os concursos pecuários da Raça Minhota (9.30 horas) e da Raça Arouquesa (11 horas) e, à tarde, está previsto o Concurso de Modelo e Andamentos (14 horas), o 16.º Concurso Raça Holstein Frísia de Animais Jovens (14.30 horas) e a Hora dos Campeões (21.30 horas). As concertinas e os cantares ao desafio far-se-ão ouvir a partir das 15 horas, e depois, pelas 22 horas, vai decorrer o espetáculo equestre Emoções Ibéricas, seguindo-se o concerto da banda trofense Cão Voador (22.15 horas) e a atuação dos DJ Iven R e Alex Casal. A presença dos Cão Voador, explicou o presidente da Junta, tem duplo objetivo: “Dar visibilidade aos grupos da Trofa e fazer alguma contenção nos gastos, porque há outras prioridades”.
No último dia, domingo, está agendada a 1.ª jornada do Campeonato Regional Norte em Derby de Atrelagem (9 horas), o Concurso Pecuário de Raça Barrosã (10 horas), o 16.º Concurso da Raça Holstein Frísia em Animais Adultos (12 horas) e a prova de velocidade do Campeonato Nacional/Regional do Norte de Equitação de Trabalho (14 horas), terminando com as Cavalhadas, pelas 17 horas. Quanto à vertente lúdica, a partir das 11 horas vai decorrer a concentração de concertinas e cantares ao desafio e, mais tarde, pelas 15 horas, o festival folclórico promovido pelo Rancho Folclórico da Trofa vai animar o certame. Além do grupo organizador, vão atuar o Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeira da Mata (Soure), o Grupo Folclórico e Etnográfico de Santa Marinha de Crestuma (GAIA) e o Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado.
A par de todos estes eventos, quem visitar a Feira Anual vai ainda poder apreciar a exposição de animais, atividades ligadas à agropecuária e as últimas novidades em equipamentos e acessórios de máquinas agrícolas. O evento dispõe ainda de uma grande variedade gastronómica e de animação.
E ainda que a chuva queira marcar presença no certame, Luís Paulo deixa um convite: “Convido todos a estarem presentes nesta Feira Anual, mesmo com alguma chuva apareçam que não se vão arrepender”.

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 662

Jogadores distinguidos

Publicado

em

Por

No intervalo do jogo da equipa sénior do Trofense diante do Felgueiras, no domingo, 25 de fevereiro, o departamento de formação do clube homenageou os atletas jovens que melhor conciliaram os treinos e jogos com a prestação escolar no 1.º período letivo. Alexandre Vaz (minis), Henrique Oliveira (pré-escolas B), Rui Pedro Paiva (pré-escolas A), Lucas Gonzaga Cardoso (sub-10), Afonso Dias (sub-11 B), Rodrigo Miguel Carvalho (sub-11 A), João Carlos Araújo (infantis 7), Eduardo Portela (infantis 11), Pedro Oliveira (iniciados B), Rui Pedro Teixeira (iniciados A), Pedro Dias (juvenis B), Nuno Filipe Fernandes (juvenis A) e Tiago Cavadas (juniores) foram os jogadores distinguidos.

Continuar a ler...

Edição 662

Teresa Cruz expõe peças do seu imaginário

Publicado

em

Por

“Quando eu sonho…” é o nome da exposição de Teresa Cruz, que está patente na Casa da Cultura. A mostra inaugurou a 24 de fevereiro e pode ser vista até ao dia 29 de março.
Integrada na Semana da Leitura Trofa 2018, a exposição apresenta peças criativas que são resultado da imaginação da artista da Trofa. Pode visitar a mostra de segunda a sábado, entre as 10 e as 18 horas.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também