quant
Fique ligado

Edição 662

Correio do Leitor: A grande Feira Anual da Trofa

Publicado

em

A Feira Anual da Trofa iniciou no sábado dia 2 de março de 1946, no Parque de Nossa Senhora das Dores, um grande espaço arborizado e com centralidade excelente, que era pertença da Junta de Freguesia, sendo o Presidente o senhor António da Costa Campos e o pároco o Padre Alberto Pinheiro Machado. Há setenta e dois anos as terras Bougadenses e as freguesias circunvizinhas das duas margens do rio Ave festejaram este grande acontecimento, que assinalava a prosperidade de todo um povo em desenvolvimento. Assim nasceu a Feira semanal ao sábado durante a manhã, como ainda hoje é habitual.
Todos os anos no primeiro sábado de março, decorre com pompa e circunstancia a Edição da Feira Anual da Trofa, promovida pela Câmara Municipal e pela Junta (Bougado) S. Martinho e São Tiago, que se empenham num trabalho árduo e de esmerado cartaz. Há vários anos a Feira mudou para um local de mais espaço, no termo das duas Freguesias, aliviando assim o muito incómodo na Estrada Nacional n.º 14, entre Porto – Braga, no centro da Rotunda do Catulo.
Através dos anos a Feira Anual foi-se desenvolvendo a todos os níveis, começando a ser conhecida em todo o país. Atualmente muito mais enriquecida pela modernidade com um esmerado evento de diversidade de concursos das raças de gado, corrida de cavalos muito atrativa desde sempre, exposições de modernas máquinas agrícolas e tratores. Tem rica gastronomia com paladares genuínos apetecíveis pela qualidade dos variados pratos de degustação nas tasquinhas, os doces conventuais e outras iguarias da região. Fazem também parte o festival de folclore, concertos com famosos cantores nacionais, assim como a Banda Filarmónica da Trofa e outros grupos musicais. Este é um encontro de tradições ancestrais bem vivo que a Feira Anual proporciona aos visitantes.
A Feira Anual arrasta alguns milhares de pessoas, muitas das quais vindas de outras terras do país e atrai a participação de expositores de todas as regiões, agricultores, criadores, produtores, empresários, artesanato e divulgação de produtos locais e nacionais variados. Os valiosos prémios entregues pela Edilidade e pelo Ministério da Agricultura são ponto alto do certame. Esta é uma das maiores Feiras Anuais do nosso país, com importantes negócios comerciais que envolvem milhares de euros. O senão dos três dias de Feira Anual, é quase tradição o tempo estar chuvoso, pelo que desarranja a beleza que ela transmite quando está um sol maravilhoso. Mas, o calor humano, esse permanece sempre no certame, oferecendo magia e alegre criatividade. Os meios de comunicação social presenteiam realce positivo a todo o cartaz envolvente.
No final do evento já se está a pensar na Feira Anual do ano seguinte, porque o desenvolvimento de um Concelho é constante, num crescimento sustentável em benefício de todos. A Feira é Património Cultural e de identidade regional e nacional.
Firmino Santos

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 662

Jogadores distinguidos

Publicado

em

Por

No intervalo do jogo da equipa sénior do Trofense diante do Felgueiras, no domingo, 25 de fevereiro, o departamento de formação do clube homenageou os atletas jovens que melhor conciliaram os treinos e jogos com a prestação escolar no 1.º período letivo. Alexandre Vaz (minis), Henrique Oliveira (pré-escolas B), Rui Pedro Paiva (pré-escolas A), Lucas Gonzaga Cardoso (sub-10), Afonso Dias (sub-11 B), Rodrigo Miguel Carvalho (sub-11 A), João Carlos Araújo (infantis 7), Eduardo Portela (infantis 11), Pedro Oliveira (iniciados B), Rui Pedro Teixeira (iniciados A), Pedro Dias (juvenis B), Nuno Filipe Fernandes (juvenis A) e Tiago Cavadas (juniores) foram os jogadores distinguidos.

Continuar a ler...

Edição 662

Teresa Cruz expõe peças do seu imaginário

Publicado

em

Por

“Quando eu sonho…” é o nome da exposição de Teresa Cruz, que está patente na Casa da Cultura. A mostra inaugurou a 24 de fevereiro e pode ser vista até ao dia 29 de março.
Integrada na Semana da Leitura Trofa 2018, a exposição apresenta peças criativas que são resultado da imaginação da artista da Trofa. Pode visitar a mostra de segunda a sábado, entre as 10 e as 18 horas.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também