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Edição 564

Pediu o abono e Segurança Social está a enviá-lo para outra pessoa com o mesmo nome

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Desde que nasceu, que o Número de Identificação da Segurança Social (NISS) tem provocado dissabores na vida de Susana da Costa. Prestes a ser mãe, Susana apresentou um requerimento no Posto de Atendimento da Trofa da Segurança Social, a 2 de outubro de 2015, para receber o abono de família pré-natal e até hoje só recebeu um cheque, que lhe caiu nas mãos por acaso.
A mãe de Susana, Maria da Costa, adiantou ao NT que “os cheques estão a ir para uma morada onde existe outra Susana Costa, com outro NISS”, mas supostamente nesse local “não mora ninguém”. A utente já apresentou duas reclamações, uma a 12 de janeiro e outra a 11 de fevereiro de 2016, pedindo informação sobre o estado do processo. Maria da Costa contou que uma colaboradora da Segurança Social na Trofa, “primeiro” disse que o NISS que estava no Cartão de Cidadão “estava errado” e sugeriu que apresentasse novo requerimento com outro número, para que o caso se “resolvesse rápido”. O NT teve acesso à documentação e sabe que, a 25 de fevereiro, foi feito um requerimento para a Identificação e Qualificação do Centro Distrital do Porto do Instituto da Segurança Social (ISS), com cópia do documento de identificação válido e um print com a duplicação do NISS. “Hoje, a Susana foi à Segurança Social e disseram-lhe que o verdadeiro número é o que está no cartão de cidadão e que o abono está a ir para outra pessoa, que tem o mesmo nome. Disseram que se não apanhasse o correio que leva a correspondência da outra Susana fica sem receber o abono pré-natal”, contou Maria da Costa, na manhã de quarta-feira.
A mãe de Susana não entende o porquê da confusão, pois quando se fez o pedido para receber o abono, levou “a documentação que era precisa”, como o cartão de cidadão. Susana conseguiu “apanhar um dos cheques” do pré-natal, porque o carteiro se terá enganado e colocou a carta “na casa da ama” do seu sobrinho, que a alertou para que “alterasse a morada”. Susana deslocou-se à Segurança Social e pediu a alteração da morada e até fez um requerimento para que o abono entrasse na sua conta bancária, mas os pedidos foram “recusados”. “Disseram que não conseguem fazer nada e que só em abril é que começa a receber o abono, perdendo todo o dinheiro do pré-natal”, mencionou.
Maria da Costa recordou que quando Susana nasceu, teve problemas com a Segurança Social, porque na altura “atribuíram-lhe outra filha nascida a 15 de dezembro”, quatro dias antes do nascimento da Susana. Na altura, teriam sido atribuídos dois NISS a Susana Costa, erradamente, mas depois a situação foi resolvida.
O NT questionou a Segurança Social sobre se os cheques foram levantados e quais os procedimentos que vai encetar para regularizar a atribuição do subsídio de abono pré-natal à utente, assim como para resolver a alegada duplicação de NISS atribuídos à mesma, mas até ao fecho de edição, não obteve resposta.

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