quant
Fique ligado

jonati

Religião

Padre Simão Pedro na organização de ciclo de conferências sobre diálogo

Publicado

em

Começa, hoje, mais um ciclo de conferências promovido pelos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) e os seus animadores (ANIMAG), um dos quais o trofense padre Simão Pedro. A iniciativa “À escuta do diálogo”, desenvolvida em parceria com as Obras Missionárias Pontifícias (OMP), arranca às 21h00, com a primeira conferência, com o tema “Escutar” e Franco Sottocornola e Maria De Giorgi, fundador e vice-presidente do Centro de Diálogo Inter-religioso Shinmeizan, como oradores.

As restantes quatro conferências realizam-se nas próximas quintas-feiras do mês de outubro, dias 7, 14, 21 e 28, às 21h00, por videoconferência.

Paulo Borges, da União Budista Portuguesa, vai dissertar à volta do tema “esvaziar-se”, enquanto Diana Palanca, especializada em formação e assessoria intercultural, aborda o tema “encontrar-se”, no dia 14.

“Dialogar” é o verbo que vai ser esmiuçado pelo xeque David Munir, imã da Mesquita Central de Lisboa, no dia 21, e “refazer-se” encerra o ciclo de conferências com o presidente dos IMAG, padre Adelino Ascenso, a 28 de outubro.

Continuar a ler...

Edição 776

Comemoração de Todos os Santos – serão milhões, os Santos?

Muitos cristãos veneravam Pôncio Pilatos como santo. De acordo com a Sociedade de Arqueologia Bíblica, os primeiros cristãos veneravam Pilatos de uma forma diferente. Agostinho saudava-o como “um convertido”.

Publicado

em

Por

A Igreja Católica celebra, no dia 1 de novembro de cada ano, a festa de Todos os Santos. Segundo a Enciclopédia Católica, esta comemoração “honra todos os Santos, conhecidos e desconhecidos”.No fim do século II, os cristãos começaram a honrar os que haviam sido martirizados por causa da sua fé,…

 

Já é assinante? Inicie sessão

Não é Assinante? Clique aqui e assine os nossos conteúdos a partir de 1 euro

 

Continuar a ler...

Religião

Jovens da Trofa na enchente que recebeu símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude no Porto

Os grupos de jovens Gera Esperança, Ca’Fé e Mensageiros e o grupo de adolescentes que se vão crismar no próximo dia 30 de outubro juntaram-se à enchente que se encontrava na Ribeira do Porto.

Publicado

em

Por

A 1 de outubro, o Porto recebeu os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ).

A chegada da cruz peregrina e do ícone mariano “Salus Populi Romani” chegou à Ribeira do Porto vinda do Peso da Régua, de barco, com várias centenas de jovens presentes, alguns deles oriundos das paróquias da Trofa.

Os grupos de jovens Gera Esperança, Ca’Fé e Mensageiros e o grupo de adolescentes que se vão crismar no próximo dia 30 de outubro juntaram-se à enchente que se encontrava na Ribeira do Porto e participaram na arruada com destino ao Terreiro da Sé do Porto, e tiveram oportunidade de carregar os símbolos durante uma parte do percurso.

Ao início da noite, decorreu no Terreiro da Sé a vigília de oração “Ora Arranca”, permitindo a todos rezar junto dos símbolos. Estas atividades proporcionam momentos de partilha e alegria aos jovens trofenses que, em grupo, aproveitam os momentos para conviver, refletir e rezar, num ambiente com uma energia contagiante.

A Jornada Mundial da Juventude decorre de 1 a 6 de agosto do próximo ano, em Lisboa, e é um encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, reunindo milhares de peregrinos que se juntam para celebrar a fé e a pertença à Igreja. A JMJ nasceu em 1985, em Roma, por iniciativa do Papa João Paulo II.

Na Ribeira do Porto começou, assim, a peregrinação de um mês dos símbolos das JMJ nas 22 vigararias, com passagem pela da Trofa/Vila do Conde marcada para 23, 24 e 25 de outubro.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);