Trofa
O céu de março de 2022
Este ano, a Quarta-feira de Cinzas coincide com a Lua Nova. Tal fase lunar ocorre quando a Lua se situa na direção do Sol, sendo ofuscada por este. Igualmente por estes dias, os planetas Júpiter e Neptuno encontram-se em direções muito próximas da solar, só sendo observáveis (com binóculos no caso de Neptuno) mais perto do final do mês.
Igualmente, neste mesmo dia 2 ocorre a conjunção (maior aproximação) entre os planetas Mercúrio e Saturno. Mas enquanto Saturno será visível ao final da madrugada durante todo o mês, Mercúrio ir-se-á aproximando rapidamente da direção do Sol, deixando de poder ser visto a meados de março.
Na noite de dia 8 a Lua apresentar-se-á junto do aglomerado estelar das Plêiades (também chamado de Sete-Estrelo). Para quem tiver alguma imaginação este conjunto de estrelas que se formaram juntas parece um exame de moscas sobrevoando o dorso da constelação do Touro. Dois dias depois, i.e., aquando do quarto crescente de dia 10, a Lua já se terá deslocado até à ponta dos chifres desta mesma constelação.
A seu turno, a última Lua Cheia deste inverno terá lugar no dia 18 junto à constelação da Virgem, enquanto o nosso satélite natural só atingira a fase de quarto minguante na madrugada de dia 25, estando já bem a meio da constelação de Sagitário.
Mas antes destas duas efemérides, no dia 16 teremos a conjunção dos planetas Vénus e Marte e depois delas, teremos uma nova conjunção planetária na madrugada de dia 29, desta vez envolvendo Vénus e Saturno.
De notar que por estes dias Vénus encontra-se numa direção bastante afastada da solar, atingindo a sua maior elongação (afastamento) para oeste na manhã do dia 20.
À medida que a Terra se vai deslocando ao redor do Sol, este nos vai aparecendo projetado contra diferentes regiões da esfera celeste. Assim, desde o início do ano o Sol tem parecido deslocar-se cada vez mais para noite. Assim às 15 horas 33 minutos de dia 20 o Sol aparecerá projetado acima do equador celeste, em consequência de se encontrar por cima do equador terrestre. Tal alinhamento igualmente implicará que os hemisférios norte e sul terrestres estarão iluminados de igual forma, daí o nome desta efeméride: equinócio. A partir deste instante o nosso hemisfério passará a ser o que está mais iluminado, dando assim início à primavera.
Outra das consequências do Sol “ir-se deslocando” cada vez mais para norte é que aos poucos este vai nascendo mais cedo. Uma forma simples de aproveitar estes minutos extra de exposição solar é levantando-nos cada vez mais cedo. Para tal ou adiantamos o despertador ou adiantamos a hora: este último é o princípio por detrás da mudança para a hora de Verão. Em Portugal esta mudança de hora acontece à uma hora da madrugada (hora continental) do último domingo de março. Em 2022 tal irá ocorrer no dia 27.
A última atividade deste mês será ver como entre as madrugadas de dia 28 e 30 a Lua ter-se-á deslocado da constelação do Capricórnio (onde encontraremos os planetas Vénus, Marte e Saturno) até junto de Júpiter.
Boas observações!
Por: Fernando J.G. Pinheiro (astrónomo)
Fernando J.G. Pinheiro é investigador do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e do CITEUC – Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra.
Figura: céu a sudeste ao início da manhã de dia 15. Igualmente é visível a posição do Sol, da Lua e dos planetas Mercúrio, Vénus, Júpiter e Saturno no dia 28.
(imagem adaptada de Stellarium)

Trofa
Encontrada sem vida mulher desaparecida em Santiago de Bougado
A mulher desaparecida desde a manhã desta sexta-feira foi encontrada sem vida, na Rua Nicolau Nasoni, em Santiago de Bougado.

A mulher desaparecida desde a manhã desta sexta-feira foi encontrada sem vida, na Rua Nicolau Nasoni, em Santiago de Bougado.
Carlinda Campos terá sofrido uma paragem cardiorrespiratória enquanto caminhava naquela zona, que dá acesso ao rio.
No local estão os Bombeiros Voluntários da Trofa e a Guarda Nacional Republicana.
Trofa
Trofense quer todos em Paradela a apoiar juniores que lutam pela subida de divisão
A formação da Trofa tem encontro marcado com o CD Aves, no Complexo Desportivo de Paradela, às 17h00.

Amanhã, a equipa de juniores B do CD Trofense joga, amanhã, a subida à 1.ª Divisão da Associação de Futebol do Porto.
A formação da Trofa tem encontro marcado com o CD Aves, no Complexo Desportivo de Paradela, às 17h00.
O CD Aves é o líder desta fase, com 11 pontos, mas o Trofense segue logo atrás com oito. Uma vez que as equipas empataram a uma bola na primeira volta, a vitória dá ao Trofense a subida de divisão.
A equipa pede o apoio da Trofa e espera que o Complexo de Paradela encha para o apoio aos jogadores.

-
Trofa1 dia atrás
Encontrada sem vida mulher desaparecida em Santiago de Bougado
-
Trofa1 dia atrás
Mulher de Bougado desaparecida
-
Trofa1 semana atrás
Belive deste ano vai ser realizado noutro local
-
Trofa2 semanas atrás
Incêndio em indústria na Maganha, Santiago de Bougado, Trofa
-
Trofa1 semana atrás
Já são conhecidos os artistas da Expotrofa
-
Edição 7652 semanas atrás
Memórias e Histórias da Trofa: A sina trofense: a dificuldade de concretizar investimentos públicos
-
Religião1 semana atrás
Comédia, música e coroação das crianças marcam festa do Espírito Santo em S. Mamede
-
Edição 7652 semanas atrás
Mercadona investiu 500 milhões na produção nacional