quant
Fique ligado

Ano 2007

Mosteiro beneditino de Santo Tirso em modelação virtual

Avatar

Publicado

em

Encontra-se patente no auditório do Museu Municipal Abade Pedrosa, em Santo Tirso, até ao próximo dia 11 de Setembro, a exposição itinerante dos projectos portugueses que integraram o programa PAGUS – Programa de Assistência e Gestão Urbana Sustentável -, de iniciativa comunitária INTERREG III C – Zona Sul / FEDER.

 O programa desenvolveu-se com o objectivo de estabelecer estratégias e instrumentos comuns para a reabilitação, requalificação, gestão e desenvolvimento sustentável de cidades e/ou centros históricos, através de diferentes categorias de acção integradas.

A região do Norte de Portugal, através da AMAVE, integrou este Programa permitindo a realização de diversas propostas nacionais que se enquadraram numa dinâmica intermunicipal, inter-regional e internacional, repartidos por quatro componentes, numa das quais participou a Câmara Municipal de Santo Tirso, concebendo a reconstrução 3 D do Mosteiro de São Bento.

Como parceiros internacionais da componente 4, Santo Tirso teve cidades de Espanha – Ribadavia, Ribadeo, Celanova e Guadix – e da Grécia – Xanthi, da Macedónia -, e Chaves como parceiro regional, enquanto Guimarães e Ponte de Lima, restantes parceiros regionais, integraram outras componentes.

Deste modo, no âmbito do programa PAGUS "Cidades Históricas Digitais", a Câmara Municipal de Santo Tirso desenvolveu um projecto de modelação virtual do Mosteiro de São Bento, imóvel de grande relevância patrimonial, classificado como Monumento Nacional e que constitui a principal referência cultural da cidade.

O objectivo consistiu em criar um suporte virtual do conjunto de edifícios existentes, acrescido de uma proposta interpretativa da área máxima de construção do mosteiro que incluiu, em tempos, quatro claustros.

O resultado final do trabalho consistiu na criação de uma plataforma multimédia que integra o website conjunto dos parceiros que participaram no programa PAGUS e que se encontra alojada nos seguintes endereços electrónicos:

http://www.pagusc4.com

http://www.cm-stirso.pt

A apresentação sumária dos projectos pode ser vista em vários expositores patentes no Museu Municipal Abade Pedrosa, no horário normal de funcionamento do Museu – de 3.ª a 6.ª das 09.00 às 17:00 horas e aos fins-de-semana, das 14:00 às 18.00 h. A entrada é livre.

Publicidade

No âmbito do projecto, a Câmara Municipal de Santo Tirso editou alguns materiais gráficos de divulgação, nomeadamente, desdobráveis em três línguas (Português, Espanhol e Inglês) e um flyer informativo. Nestes, explicam-se as várias acções do projecto e da proposta de modelação virtual. A animação virtual pode ser vista na Internet, em vídeo e em imagens panorâmicas de 360 º, através dos sites mencionados

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...