quant
Fique ligado

Edição 662

Ministro promete “novidades” nas alternativas ao metro

Publicado

em

Em resposta à deputada Joana Lima, o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, adiantou que estão a ser procuradas “alternativas” ao metro para a Trofa.

A 22 de fevereiro de 2002 decorreu a última viagem de comboio na via estreita, que ligava os concelhos da Trofa ao Porto. A desativação da Linha de Guimarães veio com a promessa da vinda do metro até à Trofa. Já se passaram 16 anos, com “muitos avanços e recuos, muitas promessas e contratos, mas nada nos levou a bom porto nesta matéria” do metro até à Trofa, disse Joana Lima, durante a audição regimental da Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, a 21 de fevereiro.
A deputada trofense aproveitou a presença do ministro do Ambiente nesta audiência para lhe pedir que “se encontre uma solução” e que o faça “junto dos autarcas da Trofa e da Maia, da oposição, dos deputados e das forças vivas daqueles concelhos”. Joana Lima acredita que “rapidamente” se poderá encontrar “uma solução” que “vá ao encontro de um transporte moderno e elétrico”, repondo “a justiça nestes concelhos”.
A deputada recordou o “último anúncio do Governo, que também faz agora um ano”, em que a linha do metro à Trofa “não estava contemplada na expansão do Metro do Porto”, e os “estudos que dizem que não há sustentabilidade económica”. No entanto, Joana Lima referiu que “há outras alternativas” e “há a dignidade do canal, que está a céu aberto como um fosso tremendo e miserável”.
João Matos Fernandes adiantou que estão a “procurar alternativas para a Trofa”, que “estão a ser pensadas e que têm que ser adaptadas àquela que é a capacidade de tornar sustentável esse mesmo transporte coletivo para a Trofa”. “Estamos a trabalhar nelas e depressa haverá novidades sobre as mesmas, mas integradas naquilo que será o próximo pacote de fundos comunitários”, completou.

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 662

Jogadores distinguidos

Publicado

em

Por

No intervalo do jogo da equipa sénior do Trofense diante do Felgueiras, no domingo, 25 de fevereiro, o departamento de formação do clube homenageou os atletas jovens que melhor conciliaram os treinos e jogos com a prestação escolar no 1.º período letivo. Alexandre Vaz (minis), Henrique Oliveira (pré-escolas B), Rui Pedro Paiva (pré-escolas A), Lucas Gonzaga Cardoso (sub-10), Afonso Dias (sub-11 B), Rodrigo Miguel Carvalho (sub-11 A), João Carlos Araújo (infantis 7), Eduardo Portela (infantis 11), Pedro Oliveira (iniciados B), Rui Pedro Teixeira (iniciados A), Pedro Dias (juvenis B), Nuno Filipe Fernandes (juvenis A) e Tiago Cavadas (juniores) foram os jogadores distinguidos.

Continuar a ler...

Edição 662

Teresa Cruz expõe peças do seu imaginário

Publicado

em

Por

“Quando eu sonho…” é o nome da exposição de Teresa Cruz, que está patente na Casa da Cultura. A mostra inaugurou a 24 de fevereiro e pode ser vista até ao dia 29 de março.
Integrada na Semana da Leitura Trofa 2018, a exposição apresenta peças criativas que são resultado da imaginação da artista da Trofa. Pode visitar a mostra de segunda a sábado, entre as 10 e as 18 horas.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também