quant
Fique ligado

Ano 2012

Milhares de pessoas para ver procissão de Nossa Senhora das Dores (c/video)

Publicado

em

Foi num dia de calor e com céu azul que a procissão de Nossa Senhora das Dores saiu à rua. Milhares de pessoas encheram as ruas e o Parque Nossa Senhora das Dores, este domingo, para ver a procissão com dezenas de figurantes que ilustravam figuras e momentos bíblicos.

Mas, o ex-libris das festas continuam a ser os dez imponentes andores com cerca de dez metros e enfeitados com centenas de metros de tecidos e quilos de alfinetes. Estas estruturas são transportadas por mais de uma dezena de homens, que contam com o apoio de carrinhos que ajudam a movimentar os andores, que podem chegar aos 650 quilos.

Cada andor representa uma aldeia de S. Martinho de Bougado e transporta consigo um santo. O último do desfile é o do Paranho, que carrega a imagem de Nossa Senhora das Dores.

Depois de passar a Rua Conde S. Bento e circundar a Capela de Nossa Senhora das Dores, os andores regressaram ao ponto de partida, a igreja matriz de S. Martinho de Bougado, com centenas de fiéis na cauda da procissão.

Luciano Lagoa, pároco de S. Martinho de Bougado, congratulou todos os que se associaram à procissão, que “continua a tocar no coração das pessoas, quer daquelas que assistem como daquelas que a incorporaram”. 

Publicidade

A procissão marcou o fim da semana grande das festas, que contou com um balanço positivo do presidente da Comissão de Festas, José Sá. “Este dia da procissão está a demonstrar que a tradição está a ser mantida, com rigor e imponência. Esta comissão de festas está com gosto naquilo que tem feito. Muitas milhares de pessoas visitaram o Parque Nossa Senhora das Dores, como hoje, na procissão”, referiu.

As festas e a procissão contribuem para a promoção do turismo da cidade e, por isso, Joana Lima, considera que são “um cartaz turístico muito importante para o desenvolvimento da Trofa”. “É uma grande oportunidade para as pessoas visitarem o concelho e também temos os andores e uma procissão que não se vê por aí”, frisou.

Na sexta-feira, o grupo musical Deolinda deu música à festa, com canções dos dois álbuns editados e que tem percorrido o País e o Mundo. No sábado, o ponto alto foi o tradicional fogo de arifício. O programa das festas encerram amanhã, segunda-feira, com o concerto do músico popular Zé Amaro.

{fcomment}

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também