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Metro só em 2012 Metro só em 2012

Ano 2008

Metro da Trofa só em 2012

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  O ministro das Obras Públicas Mário Lino garantiu que o “memorando de entendimento assinado em 2007 vai ser cumprida e que a linha da Trofa vai Metro só em 2012avançar mas “com atrasos consideráveis”. Rui Rio garante que a Linha da Trofa está prevista apenas para 2012.

A Linha da Trofa prevista para a segunda fase do Metro do Porto e que liga o concelho à Maia vai mesmo avançar mas apenas em 2012. A empreitada será feita “com atrasos consideráveis”, revelou o ministro, que não deixou de frisar a proposta lançada hoje cumpre o memorando de entendimento assinado em Maio de 2007 mas não avançou datas. Este acordo previa que, se não fosse lançado até Janeiro, com um prazo extensível de mais seis meses, o concurso geral para a construção da segunda fase do sistema do metro do Porto, deveriam ser lançados os concursos de empreitada para a Linha da Boavista e Linha da Trofa. De acordo com a proposta anunciada esta quarta-feira, a Linha da Boavista fica excluída da segunda fase.

Relativamente aos “atrasos”, Mário Lino afirmou que “seria lançado um concurso geral, acho que não foi, porque é uma matéria complexa que tem que ser bem estudada”.

À saída da reunião, o presidente da JMP, Rui Rio, mostrou-se desagradado com o que aconteceu no encontro, classificando a situação de “grave” afirmando em conferencia de imprensa que a apresentação da segunda fase da expansão da rede do Metro do Porto, efectuada, “não passa de papelada sem suporte técnico, um show off que não é para fazer”. “Tem datas de 2022, tem a segunda parte da linha de Gondomar para 2018, a linha da Boavista para 2020 e a própria linha da Trofa, cujo concurso já devia estar a decorrer, é para 2012, é o que está nesta papelada”, disse Rui Rio, para quem “isto o que quer dizer é que eles não querem fazer nada, ou quase nada”.

Para o autarca estas datas mostram que a obra “fica para as calendas, excepto talvez o prolongamento da Linha de Gaia até Santo Ovídio e uma parte da Linha de Gondomar”.

“A reunião do Conselho de Administração do Metro correu mal, muito pior do que eu próprio estava à espera e confirmou, de forma acintosa, a má fé do Governo”, afirmou.

Para Rui Rio, esta situação mostra que “o Governo geriu isto de forma partidária e não no interesse público e que não honrou a sua palavra”.

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O autarca considerou que “a questão que estava em cima da mesa era se o Governo ia ou não cumprir o memorando assinado em 21 de Maio de 2007”.

“A verdade é que, se o tivesse feito, a primeira parte da linha de Gondomar e o prolongamento da linha de Gaia a Santo Ovídio deveriam estar agora em obra e as linhas da Trofa e da Boavista deveriam estar com o concurso a decorrer”, afirmou.

O memorando de entendimento assinado entre o Governo e a Junta Metropolitana do Porto previa a que a expansão da rede se faria de acordo com o estudo feito pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Rui Rio frisou que o memorando diz claramente que, se até Junho de 2008 não fosse lançado um grande concurso para a segunda fase do Metro, estas duas linhas avançariam em concurso próprio, desde que o estudo da FEUP apontasse a Linha da Boavista como a solução para a linha mais adequada para a zona ocidental do Porto, o que aconteceu.

O NT tentou ouvir o presidente da Câmara Municipal da Trofa sobre este assunto mas o autarca afirmou que não vai comentar para já esta matéria.

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Ano 2008

Cinco mulheres atropeladas, duas em estado grave

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 Dois feridos graves e três ligeiros é o balanço de um acidente de viação, esta segunda-feira, junto à empresa Ricon, em Ribeirão. O condutor do veículo terá ligado ao sogro a pedir auxílio, abandonando depois o local do sinistro, visivelmente transtornado. As mulheres já não correm risco de vida.

 José Marcelino nem queria acreditar no que viu quando regressou de uma tarde de pescaria. “Quando me aproximei do meu carro, que tinha ficado estacionado no sentido Ribeirão/EN14, vi que estava virado em sentido contrário e só quando cheguei perto da viatura me apercebi do que tinha acontecido. Tinha o carro com a parte lateral esquerda completamente desfeita”, adiantou ao NT, José Marcelino ainda mal refeito do susto.

O proprietário do Opel Vectra ainda estava incrédulo com os contornos deste acidente. “Ouvi sirenes enquanto estava a pescar mas como tinha o meu carro bem estacionado nunca pensei que a minha viatura estivesse envolvida”, adiantou.

O palco do acidente foi a Avenida da Indústria, perto da empresa têxtil Ricon, envolvendo três viaturas ligeiras e, segundo o NT conseguiu apurar, resultou de “uma colisão lateral entre dois ligeiros seguida de despiste e atropelamento de cinco peões”, adiantou fonte da Brigada de Trânsito de Braga, que esteve no local.

Alegadamente, as duas viaturas seguiam no mesmo sentido: “Uma das viaturas ia estacionar e a outra tocou-lhe, despistou-se e atropelou as pessoas que iam na berma, batendo ainda numa terceira viatura que estava estacionada. De acordo com a Brigada, trata-se de uma zona sem passeio, mas os peões “circulavam do lado correcto da estrada, com o trânsito de frente”. Os veículos seguiam no sentido poente-nascente, em direcção à EN14.

O acidente terá acontecido às 12.50 horas quando as vítimas, com idades entre os 30 e os 45 anos, regressavam ao trabalho após a hora de almoço. Segundo o NT conseguiu apurar, duas das mulheres são residentes na Trofa e as outras três serão de Ribeirão.

As vítimas foram transportadas para o Hospital S. Marcos em Braga e para o Centro Hospitalar do Médio Ave, unidade de Famalicão.

A mulher de 34 anos de idade, residente na cidade da Trofa, está estável e internada em Braga e segundo um familiar contactado pelo NT, “sofreu fracturas nas duas pernas, num braço e na bacia, apresentando ainda costelas partidas com perfuração dos pulmões, mas não corre riscos de vida”, adiantou. A vítima esteve consciente e contou aos familiares como tudo aconteceu: “Estava a chover, o veículo seguia em direcção à EN 14, estava a ultrapassar um outro que se encontrava parado, acabando por embater no veículo, abalroando ainda uma segunda viatura, e acabou por colher as cinco funcionárias da Ricon”.

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Outra das vítimas, que se encontra internada no Hospital de S. Marcos, apresenta lesões na coluna.

O condutor do veículo, que ficou “transtornado com o acidente”, abandonou o local “com medo que lhe batessem”, segundo confirmou a esposa, garantindo que ele ia entregar-se às autoridades.

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Ano 2008

Campeonato nacional é objectivo a alcançar

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Juniores do Trofense lideram campeonato

 Todas as equipas dos diferentes escalões do Clube Desportivo Trofense aceitaram o desafio de atingir os nacionais e os resultados começam a aparecer. Actualmente todas ocupam os primeiros três lugares do campeonato, e em posição privilegiada surgem os juniores, que lideram a 1ª divisão distrital.

 O frio que se sente no Complexo de Paradela nesta altura do ano não é obstáculo para os jovens que integram os escalões do Clube Desportivo Trofense. O sonho de um dia chegar ao patamar mais alto do futebol faz com que os poucos graus centígrados sejam esquecidos e a bola torna-se no único acessório de valor para os pequenos craques em altura de treinos e jogos.

Com a nova direcção liderada por Rui Silva, o departamento de futebol do Trofense modificou estratégias e delineou novas metas, numa clara aposta na formação para conferir ao clube expressividade na captação de jovens talentos. Todas as equipas dos diferentes escalões aceitaram o desafio de atingir os nacionais e os resultados começam a aparecer. Actualmente todas ocupam os primeiros três lugares do campeonato, e em posição privilegiada surgem os juniores, que lideram a 1ª divisão distrital, com quatro pontos de avanço sobre o segundo classificado, Paços de Ferreira. Todos alimentam o sonho de qualquer jovem no seu lugar: serem chamados para integrar o plantel sénior da equipa.

Jorge Gonçalves é o treinador da equipa há três anos. Já tinha integrado o departamento de formação noutra altura e depois de um período em que experimentou outros clubes decidiu “aceitar o convite do coordenador Jorge Maia” para abraçar um projecto de quatro anos, que está “a correr conforme o planeado”, afirmou em entrevista exclusiva ao NT/TrofaTv.

Os dois primeiros anos serviram para “criar condições para tornar a equipa competitiva”, no sentido de atingir a subida aos nacionais. “Esse é o patamar onde os jogadores poderão evoluir melhor”, referiu.

O projecto não abrangeu apenas o escalão júnior e os resultados de um trabalho “árduo” começam a notar-se: “Neste momento, nas camadas jovens, os juniores estão em primeiro lugar, os juvenis estão em terceiro lugar a um ponto do segundo, os iniciados estão em segundo lugar e os infantis ocupam o terceiro lugar”.

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Actualmente a ocupar, confortavelmente a liderança, os jogadores desfrutam do sucesso “confiantes no seu valor”. No entanto, há necessidade de “equilibrar as mentalidades para que eles não se deslumbrem”, adiantou Jorge Gonçalves que reforçou o facto dos feitos de hoje “serem fruto de um trabalho de três anos”.

O técnico considera que os resultados positivos são fruto da sintonia entre o departamento de formação e a direcção do clube e sabe que Tulipa, treinador da equipa sénior, está atento ao trabalho desenvolvido pelos juniores. “Existe uma grande comunicação entre o departamento e a equipa técnica profissional. Sei que (Tulipa) já veio ver um ou dois jogos da equipa e alguns juniores têm ido treinar com os seniores com alguma regularidade. Integraram, aliás, o jogo da Liga Intercalar e fizeram uma boa figura, com um excelente desempenho”, acrescentou.

O treinador acredita nas capacidades dos jovens para poderem fazer parte do plantel sénior, mas não esquece que “existem muitos outros factores, como estar no sítio certo no momento certo, a posição do jogador ou se o treinador estiver mais necessitado e também há o aspecto da coragem para o fazer”.

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