quant
Fique ligado

Ano 2012

Medidas para combater a falta de concentração da criança

Publicado

em

No seio de uma escola há alunos cuja hiperatividade se distingue pela forma de estar no recreio, na sala de aula ou mesmo em casa. Os alunos “traquinas” são aqueles que não estão atentos nas aulas, na realização dos trabalhos de casa e até a ver televisão. Nestes casos, em que há falta de concentração por parte do aluno, os pais, educadores e professores têm que se unir para delinear uma estratégia para ultrapassar as dificuldades.

As crianças com falta de concentração raramente seguem as orientações dadas pelos professores, porque estão distraídos com outras questões irrelevantes. Em casa, ao realizar os trabalhos de casa, o facto de estar diante do livro e do caderno não lhe dá a garantia de que o seu filho está ou acabará por os realizar com a atenção devida. 

É importante que saiba que as condições externas influenciam na amplitude da concentração, como o espaço, a temperatura, o ruído e a presença de elementos distratores. 

Na realização de uma tarefa, não o pressione e dê-lhe mais tempo, mas nunca sem permitir que ele a abandone a meio. Por exemplo, nos trabalhos de casa, comprometa-se que só o deixará ver televisão ou brincar depois de os realizar com a devida dedicação. Ajude-o a estimular o raciocínio a partir de jogos, como puzzles, enigmas ou questionários. Não o repreenda em frente dos amigos. Resolva as questões comportamentais em casa, com um diálogo sereno, valorizando os seus comportamentos positivos e explicando as consequências das atitudes negativas. Se, depois de implementar estas medidas, a criança não mostrar nenhuma evolução positiva, o ideal é recorrer a um especialista, como por exemplo um psicólogo.

{fcomment}

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);