quant
Fique ligado

Ano 2006

Matilde Rosa Araújo entrega prémios

Publicado

em

matilde.jpg

 

 

 

 

Tal como em anos anteriores, o Concurso Literário Nacional da Trofa – Conto Infantil, voltou a superar todas as expectativas. Este ano participaram 315 autores oriundos de todo o país.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 9 de Junho no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado, na presença da conhecida escritora Matilde Rosa de Araújo, que revelou o nome dos vencedores, com o presidente da autarquia, Bernardino Vasconcelos e os restantes membros do Júri.

Publicidade

O primeiro prémio do concurso foi atribuído ao conto Pirilampo e os Deveres da Escola, de João Aberto Fernandes Roque, da Gafanha da Nazaré, o segundo prémio foi para a Catarina Correia Marques de Lisboa com o conto O senhor que perdeu a inspiração, o terceiro classificado foi Inês Costa Lopes, de Lisboa, com o conto Bolinhas Pintor.

O conto Raimundo o Menino que tinha o mundo na mão, de Helena Zália Martins Pereira, da Gafanha da Nazaré, obteve a classificação máxima na categoria de melhor Ilustração, enquanto que o prémio Património foi atribuído a Manuela Crespo, de Lisboa, pelo conto A história do Trofa na extraordinária terra das Letras.

A entrega dos prémios do Concurso transformou-se na festa da literatura, marcando também a homenagem nacional da Câmara Municipal da Trofa ao escritor Eugénio de Andrade e ao compositor Fernando Lopes – Graça, com a interpretação pelos Meninos Cantores do Município da Trofa (MCMT) do concerto “Esta nuvem e outras” – uma obra daqueles dois autores.

A autarquia trofense, homenageou desta forma, o escrito Eugénio de Andrade desaparecido em Junho de 2005.

Dos 315 contos concorrentes foram seleccionados 21 finalistas que reuniram condições par chegar à avaliação do Júri final. Este ano a autarquia revela também os nomes das 21 obras finalistas.

O júri final que avaliou as obras recebidas, foi este ano, mais uma vez, constituído por diferentes personalidades da área da literatura infantil nacional: António Torrado, Escritor; Armandina Maia, Escritora; Matilde Rosa Araújo, Escritora; Viale Moutinho, Escritor e António Pontes, Vereador do Pelouro da Cultura da CMT.

Publicidade
Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2006

Equipas do Bougadense somam vitórias

Publicado

em

Por

O Atlético Clube Bougadense venceu, esta tarde, o Sporting S. Vítor, por 2-1, em encontro da 10.ªjornada da série 1 da 1.ª divisão distrital. Na próxima jornada, pelas 15 horas do dia 18 de dezembro, a formação de Santiago de Bougado desloca-se ao reduto de Arcozelo.

Também a equipa B do Bougadense venceu, na tarde de sábado, o GDC Ferreira, por 1-2, em jogo da 10.ª jornada da série 2 da 2.ª divisão distrital. Na próxima jornada, o Bougadense B recebe o FC Parada, pelas 15 horas do dia 17 de dezembro.

 

Reportagens alargadas na próxima edição do jornal O Notícias da Trofa, quinta-feira nas bancas.

 

fotografia: arquivo Bougadense A

Continuar a ler...

Ano 2006

Fernando Ramos contente com a promoção

Publicado

em

Por

fernando ramos.jpg

 

 

 

 

 

Há cerca de dez anos ligado ao clube, Fernando Ramos, director desportivo do Trofense, em declarações ao NT, falou da grande alegria que sente por ver a equipa na Liga de Honra.

(mais…)

Publicidade
Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);