Ano 2006
Matilde Rosa Araújo entrega prémios
Tal como em anos anteriores, o Concurso Literário Nacional da Trofa – Conto Infantil, voltou a superar todas as expectativas. Este ano participaram 315 autores oriundos de todo o país.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 9 de Junho no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado, na presença da conhecida escritora Matilde Rosa de Araújo, que revelou o nome dos vencedores, com o presidente da autarquia, Bernardino Vasconcelos e os restantes membros do Júri.
O primeiro prémio do concurso foi atribuído ao conto Pirilampo e os Deveres da Escola, de João Aberto Fernandes Roque, da Gafanha da Nazaré, o segundo prémio foi para a Catarina Correia Marques de Lisboa com o conto O senhor que perdeu a inspiração, o terceiro classificado foi Inês Costa Lopes, de Lisboa, com o conto Bolinhas Pintor.
O conto Raimundo o Menino que tinha o mundo na mão, de Helena Zália Martins Pereira, da Gafanha da Nazaré, obteve a classificação máxima na categoria de melhor Ilustração, enquanto que o prémio Património foi atribuído a Manuela Crespo, de Lisboa, pelo conto A história do Trofa na extraordinária terra das Letras.
A entrega dos prémios do Concurso transformou-se na festa da literatura, marcando também a homenagem nacional da Câmara Municipal da Trofa ao escritor Eugénio de Andrade e ao compositor Fernando Lopes – Graça, com a interpretação pelos Meninos Cantores do Município da Trofa (MCMT) do concerto “Esta nuvem e outras” – uma obra daqueles dois autores.
A autarquia trofense, homenageou desta forma, o escrito Eugénio de Andrade desaparecido em Junho de 2005.
Dos 315 contos concorrentes foram seleccionados 21 finalistas que reuniram condições par chegar à avaliação do Júri final. Este ano a autarquia revela também os nomes das 21 obras finalistas.
O júri final que avaliou as obras recebidas, foi este ano, mais uma vez, constituído por diferentes personalidades da área da literatura infantil nacional: António Torrado, Escritor; Armandina Maia, Escritora; Matilde Rosa Araújo, Escritora; Viale Moutinho, Escritor e António Pontes, Vereador do Pelouro da Cultura da CMT.
Ano 2006
Equipas do Bougadense somam vitórias


O Atlético Clube Bougadense venceu, esta tarde, o Sporting S. Vítor, por 2-1, em encontro da 10.ªjornada da série 1 da 1.ª divisão distrital. Na próxima jornada, pelas 15 horas do dia 18 de dezembro, a formação de Santiago de Bougado desloca-se ao reduto de Arcozelo.
Também a equipa B do Bougadense venceu, na tarde de sábado, o GDC Ferreira, por 1-2, em jogo da 10.ª jornada da série 2 da 2.ª divisão distrital. Na próxima jornada, o Bougadense B recebe o FC Parada, pelas 15 horas do dia 17 de dezembro.
Reportagens alargadas na próxima edição do jornal O Notícias da Trofa, quinta-feira nas bancas.
fotografia: arquivo Bougadense A
Ano 2006
Junta de S.Martinho limpa Praia da Barca
A Junta de Freguesia de S.Martinho de Bougado está a proceder à limpeza da margem do Rio Ave, junto à Azenha da Barca.
-
Assinatura em pdf1 semana atrás
Edição 782 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa1 semana atrás
Colisão entre camião e autocarro em Alvarelhos
-
Trofa7 dias atrás
Falecimento de Henrique Jorge da Silva Guedes
-
Trofa6 dias atrás
Quim Barreiros e Zé Amaro animam Feira Anual da Trofa
-
Trofa5 dias atrás
Despiste em Alvarelhos provoca um ferido
-
Região2 semanas atrás
Multidão na pista de Guilhabreu para ver espetáculo de drift
-
Falecimentos1 semana atrás
Falecimento de Carlos Manuel da Cunha Peixoto
-
Trofa2 semanas atrás
Carnaval regressa à Trofa e tem desfile na tarde de domingo