quant
Fique ligado

Ano 2009

Maia assinala Dia Internacional da Floresta Autóctone

Avatar

Publicado

em

floresta

floresta

A Câmara Municipal da Maia, consciente da importância da preservação e promoção de espaços com elevada biodiversidade, pretende assinalar o Dia Internacional da Floresta Autóctone convidando a comunidade maiata, e com especial destaque para os Agrupamentos de Escuteiros com sede no Concelho, a participarem activamente nesta iniciativa que decorrerá no dia 21 de Novembro (sábado), entre as 9 e as 12.30 horas, no Parque de Avioso – S. Pedro.

O Parque de Avioso – S. Pedro abarca uma área com 30 hectares de Floresta Autóctone, nos quais se articulam diversos espaços e edifícios, encerrando no seu interior, a nascente da Ribeira de Almorode, que em conjunto com outras linhas de água, formam a Ribeira do Arquinho, principal afluente do Rio Leça.

Neste sentido, é primordial a preservação da diversidade de espécies vegetais existentes, com especial destaque para as espécies autóctones, nomeadamente Carvalhos (Quercus robur) e Sobreiros (Quercus suber).

A Floresta Autóctone, para além da elevada importância ecológica na conservação da biodiversidade, na conservação dos solos, da água e regularização dos recursos hídricos, tem contribuído ao longo dos tempos, como matéria-prima para várias utilizações pelo Homem. O artesanato, a construção, a produção de cortiça, a carpintaria, a marcenaria e a produção de frutos silvestres são apenas alguns exemplos das múltiplas utilizações destas espécies.

A conservação de espécies autóctones no Parque de Avioso – S. Pedro como o Carvalho Alvarinho, Sobreiro, Castanheiro, Amieiro, Salgueiro ou Freixo, representantes do estrato arbóreo, o Medronheiro, Sanguinho-de-água, Azevinho, Giesta e o Codesso do estrato arbustivo, bem como o tojo, diversas espécies de éricas, herbáceas e leguminosas têm vindo, paulatinamente, a incrementar a diversidade faunística do Parque, propiciando a criação de diversos biótopos, ideais para o desenvolvimento de espécies como o Coelho-bravo, Pombo-torcaz, Esquilo, Pica-pau, Gaio, Rã-ibérica, Tritões, entre muitas outras, que encontram no Parque de Avioso – S. Pedro as condições ideais para o seu desenvolvimento.

Desta forma, a comemoração do Dia Internacional da Floresta Autóctone no Parque de Avioso – S. Pedro pretende promover o espaço e contribuir para disseminar cerca de 1000 novas plantas no local.

Esta iniciativa desenvolver-se-á em três fases:

1ª – Os participantes são convidados a proceder à recolha de bolotas de Carvalhos e/ou Sobreiros;

2ª – Será efectuada a sementeira das bolotas, em local previamente definido.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...