quant
Fique ligado
voluntaria-porta-sabores-1 voluntaria-porta-sabores-1

Ano 2012

Levou um pobre à Porta de Sabores e ficou voluntária

Publicado

em

voluntaria-porta-sabores-1O gosto pela ajuda aos outros fez com que Celeste Silva passasse a colaborar na Porta de Sabores, onde todas as terças-feiras alimenta pessoas carenciadas. Mas a solidariedade desta mulher não se esgota aí.

Celeste Silva, mais conhecida por Celeste “Cerejo”, com 63 anos, não gosta de estar parada e isso nota-se pela velocidade a que saem as suas palavras. O espírito desenrascado faz transparecer uma pessoa multifacetada e de bem com a vida. No dia da entrevista que deu ao NT, acordou “muito cedo” para “adiantar as coisas” e conseguir estar a horas na aula de Psicologia, unidade curricular que frequenta na Universidade Sénior da Trofa. Depois, voou para a Porta de Sabores, refeitório social da Cruz Vermelha, no qual é voluntária quase desde que esta valência entrou em funcionamento. “Conheci uma pessoa na rua, que precisava de ajuda e eu tinha visto no jornal que a Porta de Sabores tinha aberto há uma semana e então trouxe-a aqui para que pudesse comer. A partir daí, achei que talvez pudesse ser útil e dirigi-me à Loja Social para dizer que gostaria de ajudar”, contou, ainda de avental colocado.

Gosta “muito” de estar na Porta de Sabores e das colegas de equipa, que asseguram as refeições todas as terças-feiras. Para esse dia, as voluntárias conseguiram arranjar apoio e angariaram “ asas de peru” para cozinhar.

Celeste sente “afeição” pelas pessoas que lá se sentam para matar a fome e sente-se feliz quando é possível “dar-lhes um miminho” como umas rabanadas que trouxe, por conta própria, para lhes adoçar o dia.

Mas a solidariedade não se esgota atrás do fogão ou de uma bancada para lavar a loiça. “A minha casa parece uma delegação da Cruz Vermelha”, afirma, utilizando a metáfora para explicar o seu empenho na ajuda ao próximo. Não está ligada a nenhuma instituição, pois prefere fazer voluntariado sozinha. “Vou a casa das pessoas para lhes ajudar”, afirmou.

O contacto com as pessoas e o chamamento para a ajuda surgiram nos tempos em que explorou uma loja no centro da cidade, quando percebeu que “havia pessoas que entravam lá, porque precisavam de sair e desabafar”. “Muitas vezes, elas diziam que queriam levar um produto, mas eu não tinha coragem de lhes levar dinheiro”, recordou.

Reúne muitos bens alimentares e vestuário mas, fora o que oferece às pessoas cujos casos conhece de perto, prefere entregar a carenciados fora do concelho. Celeste “Cerejo” considera que o trabalho de averiguação para os casos de pobreza “devia ser maior e mais rigoroso na Trofa”.

Publicidade

Naquele dia, a pressa que teve até chegar à Porta de Sabores voltou no fim do horário de funcionamento do refeitório. “Tenho que sair, porque tenho uns arranjos de costura para fazer”, revelou.

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);