quant
Fique ligado

Ano 2012

Jornadas assinalam aniversário da VMER (c/video)

Publicado

em

A viatura médica de emergência e reanimação da unidade de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave, mais conhecida na população como “a carrinha amarela do INEM”, completou três anos de atividade.

Desde outubro de 2009, a viatura médica de emergência e reanimação foi ativada para cerca de 3800 situações de socorro. A carrinha, que está na unidade de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave, veio revolucionar a prestação de cuidados às populações dos concelhos de Famalicão, Trofa e Santo Tirso.

Mas para continuar a manter a qualidade do serviço, é necessário aumentar o número de operacionais. Francisco Sampaio, médico coordenador da VMER, afirmou que já “decorrem cursos e ações de formação” para médicos, no sentido de garantir “a escala operacional a cem por cento”.

Neste âmbito, está no horizonte a possibilidade de a equipa da VMER integrar as estruturas hospitalares do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA). Este será o último passo para cumprir “todos os propósitos” que foram delineados aquando da criação da rede de diferenciação das urgências. Segundo José Dias, presidente do conselho de administração do CHMA, a integração poderá estar resolvida “nos próximos meses”. Ao integrar as estruturas hospitalares do centro hospitalar, a equipa da VMER passa a estar disponível para acorrer ao serviço médico, enquanto não é solicitada para situações de emergência, no exterior.

O anúncio foi feito na abertura das primeiras jornadas da VMER, que serviram para assinalar o 3º aniversário do funcionamento da viatura na região. Na mesma altura, Armindo Costa, presidente da autarquia de Vila Nova de Famalicão, sublinhou que a atividade da VMER “é um serviço de valor incalculável”, por ter “apressado a prestação de cuidados médico-hospitalares de acidentes ou doenças súbitas, salvando-se muitas vidas humanas”. Ao contrário do ano passado, em que o aniversário da VMER foi assinalado com um simulacro, desta vez, os coordenadores preferiram fomentar o aspeto formativo, com jornadas que decorreram na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave da CESPU, em Famalicão, com cinco mesas redondas.

Leia a reportagem completa na edição desta semana d’ O Notícias da Trofa, disponível num  quiosque perto de si ou por PDF.

Publicidade

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);