quant
Fique ligado

Edição 630

Joaquim Francisco Ferreira Lopes – importante benemérito

Publicado

em

Na freguesia de Guidões quem conhece a sua história contemporânea existe um nome que não pode ignorar, sobretudo pela sua enorme grandeza de entrega e dedicação à comunidade da localidade que lhe serviu de berço.
Joaquim Ferreira Lopes escrevia-se em 1921 no Jornal de Santo Tyrso no inicio do mês de junho desse ano que era o responsável por importantes melhoramentos na sua freguesia natal que fazia elevar a consideração que os seus conterrâneos tinham pela sua pessoa que já era bastante.
Especial relevo naquela ocasião para abertura de uma estrada a ligar a sua freguesia ao Lugar da Carriça, que as autoridades políticas da C. M. de Santo Tirso em sua homenagem colocaram uma placa com um nome do benemérito junto à rodovia inaugurada.
Não era uma obra isolada, havia um passado de investimento na localidade, na Igreja Matriz daquela freguesia que patrocinou na totalidade a construção de um altar em Honra de Nosso Senhor dos Passos que iria ser inaugurado brevemente nas festividades em Honra de S. João, que são uma importante tradição daquela freguesia.
Destacando que o edifício que hoje é uma realidade, onde centenas de guidoenses aprenderam a ler e a escrever a escola primária Ferreira Lopes ia ser um projeto a desenvolver no futuro. Acabou por se tornar uma realidade que ainda perdura no presente, continuando a prestar um importante apoio à comunidade em que está inserida.
No artigo de jornal ainda era referindo que por toda aquela dedicação à sua freguesia, Joaquim Ferreira Lopes era um senhor digno de admiração.
A 19 de junho de 1921 era inaugurada a estrada, com uma enorme festa, à chegada o Sr. Joaquim Francisco Ferreira Lopes e a sua esposa são efusivamente saudados e no céu rebentaram foguetes, ouvindo-se música, um ambiente verdadeiramente festivo. A população guidoense como forma de agradecimento entregou uma salva de prata ao benemérito Joaquim Lopes e conjuntamente com a entrega de um bouquet de flores. Um dia que ficou na história da freguesia de Guidões que conseguia naquele dia mais um passo para o seu desenvolvimento, noticiado a 23 de junho de 1921 nas páginas do periódico Jornal de Santo Tyrso.

 

Facebook: josepedroreishistoriador

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 630

Projeto da Secundária recebe menção honrosa

Publicado

em

Por

“Nós e os refugiados” valeu à turma 1002 da Escola Secundária da Trofa uma Menção Honrosa, na qualidade de melhor tema selecionado, no projeto “Rato de Biblioteca”.
O trabalho foi desenvolvido ao longo do ano e foi a primeira vez que o Clube Europeu da Escola Secundária da Trofa participou no projeto, dinamizado pela Fundação Vox Populi. O resultado final foi apresentado a 28 de junho, na Escola Secundária Caldas das Taipas.

Continuar a ler...

Edição 630

Mais de 400 ‘puseram-se a andar’ e ajudaram o Samuel

Publicado

em

Por

Com “o objetivo de dinamizar a Associação Recreativa Juventude do Muro, a freguesia do Muro e ajudar o Samuel”, cerca de “450 pessoas” ‘puseram-se a andar’.
A 6.ª edição da caminhada turística “Ponha-se a andar”, promovida pela ARJ Muro, quebrou, este ano, “todos os recordes”. Segundo Romeu Correia, da ARJ Muro, “dos três euros da inscrição um revertia a favor do pequeno Samuel”, um menino que sofre de paralisia cerebral e epilepsia incontrolável que o impedem de andar, ver e falar.

 

Reportagem para ler na edição papel número 630 do jornal O Notícias da Trofa, que já se encontra nas bancas.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também