

Ano 2007
Inauguração do Centro Social a 2 de Junho
O Lar Padre Joaquim Ribeiro vai abrir as suas portas para receber os primeiros utentes ínicio de Junho. Os primeiros inquilinos serão 16 mas o serviço de internamento tem capacidade para albergar cerca de 35. A obra, orçada em cerca de 1750 mil euros demorou mais de uma década a ficar concluída.
O Centro Social e Paroquial de S. Martinho do Bougado, abre as suas portas a partir do dia 2 de Junho, e promete ser mais uma valência na área social do Concelho da Trofa.
O Lar para seniores, terá o nome do maior impulsionador da obra, o já falecido pároco, Joaquim Ribeiro, "fazendo homenagem ao padre e a todos que trabalharam para a construção deste lar" afirmou o pároco Luciano Lagoa.
Este projecto já iniciado, como referiu Júlio Maia ao NT "em 1992, quando a camara nos deu a licença.", terá três áreas de atendimento, a funcionar para já com um número reduzido de utentes. O Lar de Internamento de Idosos, com capacidade para 35 utentes embora vá começar com mais ou menos metade da sua capacidade, ou seja, 16", o Centro de dia, "com capacidade, para já de 10 utentes, que beneficiarão da companhia diária das ajudantes do lar, terá ainda o Apoio Domiciliário, com capacidade ilimitada, mas começará com o apoio a 10 idosos apenas".
Como referiu o presidente do Centro Social, pároco Luciano Lagoa, "é um serviço oferecido para a população da freguesia em geral. Claro que o apoio domiciliário e de centro de dia são muito mais voltados para as pessoas que estão mais perto de nós."
Esta iniciativa terá pois o apoio da Segurança Social, visto que "só os contributos dos utentes não dão e temos que ser muito práticos e muito directos, porque não dão para assegurar um correcto funcionamento do lar. A capacidade financeira não é muita, estamos a lutar com algumas dificuldades para colocar o lar em funcionamento, precisamos da ajuda de todos", afirmou o pároco acrescentando que "a maior parte das verbas foi fornecida pelos paroquianos".
Luciano Lagoa acrescentou ainda que "estamos a pensar criar uma liga de amigos do Centro Social para que possamos equilibrar as contas e entrar num funcionamento normal desta estrutura."
Por seu lado Júlio Maia garantiu que "esta obra foi implementada com a ajuda da Segurança Social, da Câmara Municipal e em grande parte, por todos os paroquianos". O responsável pelo Centro Social espera que todos colaborem porque "o dinheiro ainda não chega."
Quanto aos funcionários exigidos pela Segurança Social estão já contratadas "a Directora Técnica, Ana Palmeira, temos também uma funcionária administrativa, uma animadora social e seis auxiliares, faltando ainda as carrinhas para o apoio domiciliário, que possivelmente serão custeadas pela Segurança Social", adiantou.
A cerimonia de inauguração desta estrutura está marcada para 2 de Junho, "data acordada com o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, que vai presidir à benção das instalações, depois da missa celebrada na Igreja Nova pelas 17 horas", frisou Luciano Lagoa.
Este empreendimento orçado em cerca de 1.750 mil euros, como referiu o vice-presidente, Júlio Maia, "é uma obra de todos e nunca foi intenção que este Centro fosse para ricos", adiantando que "o lar vai ter pessoas de todos os estratos sociais", logo todos os que pretenderem fazer parte deste projecto, poderão contactar o Lar de Idosos, pois lá estará a directora técnica para responder a todas as questões.
Ano 2007
Feliz 2008
A equipa d' O Noticias da Trofa deseja a todos um ano 2008 muito póspero e recheado de sucesso
Ano 2007
Passagem D’Ano em Santo Tirso
Tal como em anos anteriores a Câmara Municipal de Santo Tirso promove na Praça 25 de Abril a partir das 22 horas do dia 31 de Dezembro e prolongando-se pela madrugada do primeiro dia de 2008, a Festa de Passagem d´Ano.
-
Trofa2 semanas atrás
Homem detido após ameaçar com arma de fogo em restaurante
-
Região2 semanas atrás
Criançada, há uma aldeia aquática à vossa espera em Fornelo até domingo
-
Trofa2 semanas atrás
Burlão que se fez passar por falso padre no Coronado voltou a atacar, fazendo-se passar por juiz
-
Trofa6 dias atrás
Acidente condiciona circulação na EN14
-
Trofa2 dias atrás
Empresa sueca compra grupo Frezite
-
Trofa2 dias atrás
Homem em prisão preventiva após agressões à mãe
-
Trofa2 semanas atrás
S. João de Guidões está de volta! Há noitada com os Irmãos Cardoso e majestosa procissão no dia 24
-
Edição 7684 dias atrás
Procuram-se figurantes para procissão da Senhora das Dores