

Ano 2010
“Identidade” marca estreia de Inês Oliveira
A trofense Inês Oliveira expôs a sua primeira mostra na Casa da Cultura. A fotógrafa de 19 anos fotografou pessoas que fazem parte da sua vida. Pessoas que estarão em exposição até 27 de Fevereiro.
“Identidade”. Este foi o nome escolhido por Inês Oliveira para “baptizar” a primeira exposição da sua autoria. Com 19 anos, esta trofense organizou uma mostra com fotografias com gente dentro. Pessoas que lhe “dizem algo”, pessoas que “marcaram” a sua vida, como teve oportunidade de explicar na inauguração da exposição, no passado sábado, na Casa da Cultura da Trofa.
Em frente a uma porta, a fotografia onde está Sofia dá nas vistas. A futura mamã exibe uma barriga com mais de 30 semanas de gestação. Carrega o Pedrinho, futuro afilhado de Inês Oliveira.
Ao longo da sala, o simbolismo que carrega cada fotografia denota-se à medida que a fotógrafa explica um pouco do que cada pessoa representa. Os amigos e familiares aceitaram o desafio e deixaram-se revelar numa mostra que estará patente até 27 de Fevereiro.
O espaço maior da cultura trofense voltou a receber trabalhos de artistas naturais do concelho, cenário “que se vai repetir”, segundo Assis Serra Neves, vereador da Cultura da Câmara Municipal.
“Vamos continuar a fazer exposições na Casa da Cultura, dando oportunidade aos nossos artistas de mostrarem os seus trabalhos”, referiu.
O autarca espera que a exposição de Inês Oliveira seja “um contributo para o sucesso que já tem”.
Com 19 anos, a fotógrafa estreia-se a expor, já depois de ter vencido alguns concursos, como o do lançamento do álbum “Live Act”, dos Fingertips, promovido pela rádio RFM. A frequentar o 2º ano do curso de Artes Plásticas na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, no ramo de Multimédia, Inês Oliveira junta ao currículo a Fotografia Promocional – Silence Design (design de interiores), a Fotografia Promocional – Foster Ray (música), o “Making of” desfile Red Oak (Portugal Fashion) e a Fotografia “10 anos a Cantar dos Meninos Cantores do Município da Trofa”.
Ano 2010
Tradição de porta em porta

O Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado mantém viva, ano após ano, a tradição de cantar as janeiras de porta em porta, levando o folclore da região a todas as casas.
Ano 2010
Arte em quatro rodas

Francisco Maia tem uma oficina de restauro diferente: recupera automóveis antigos há mais de 20 anos.
-
Trofa2 semanas atrás
Homem detido após ameaçar com arma de fogo em restaurante
-
Região1 semana atrás
Criançada, há uma aldeia aquática à vossa espera em Fornelo até domingo
-
Trofa2 semanas atrás
Incêndio de grandes dimensões na Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
Burlão que se fez passar por falso padre no Coronado voltou a atacar, fazendo-se passar por juiz
-
Trofa4 dias atrás
Acidente condiciona circulação na EN14
-
Trofa2 semanas atrás
S. João de Guidões está de volta! Há noitada com os Irmãos Cardoso e majestosa procissão no dia 24
-
Edição 7682 dias atrás
Procuram-se figurantes para procissão da Senhora das Dores
-
Edição 7672 semanas atrás
Memórias e Histórias da Trofa: O embrião da industrialização