Select Page

Higienizar as mãos ao ritmo do zumba

Higienizar as mãos ao ritmo do zumba

Foi de luvas nas mãos que dezenas de pessoas participaram na aula de zumba que a Unidade de Saúde Familiar (USF) “Uma Ponte para a Saúde” organizou no dia 8 de maio para assinalar o Dia Mundial da Higienização das Mãos.
“À boleia” da professora Sara Mota, os “bailarinos” dançaram ao som de hits que fizeram do zumba uma das atividades mais praticadas dos últimos tempos. E, como não podia deixar de ser, algumas coreografias tiveram em conta movimentos alusivos à lavagem correta das mãos. Antes da dança, os participantes viram médicos, enfermeiros e secretários clínicos da USF ensinar a técnica correta da lavagem, permitindo que cada um observasse as mãos, antes e depois de higienizadas, numa máquina intitulada “Luz Negra”, que permite visualizar o que não é visível a olho nu, como bactérias e sujidade.
“A higienização das mãos, nos dias de hoje, é um assunto muito sério uma vez que o ato regular de lavar as mãos é a arma mais barata e eficiente que podemos usar para evitar a transmissão de infeções e Salvar Vidas”, explicou fonte da USF.
Esta iniciativa vai ao encontro da preocupação demonstrada pela Organização Mundial da Saúde, que iniciou uma campanha sobre Precauções Básicas do Controlo de Infeção, onde se encontra destacada a higienização das mãos.
“Sendo esta uma causa mundial, e não só dos países menos desenvolvidos, a USF ‘Uma Ponte para a Saúde’ – Trofa aderiu a esta causa de forma ativa, de modo a consciencializar os seus utentes e população em geral sobre a importância da higienização das mãos na promoção da saúde”, concluiu a mesma fonte.

Videos

Loading...

Siga-nos

1ª página da edição papel

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização