Desporto
FIFA obriga Trofense a pagar cláusula de Capita


O Clube Desportivo Trofense está, perante a Federação Internacional de Futebol (FIFA), “solidariamente responsável” pelo pagamento da cláusula de rescisão de Capita, jogador que ingressou no clube da Trofa, oriundo Clube Desportivo 1.º de Agosto.
A notícia foi avançada pela agência noticiosa de Angola, a Angop, sustentando-se na deliberação da FIFA, após uma queixa apresentada pelo clube angolano pela alegada quebra de contrato pelo jogador. O 1.º de Agosto alegou que Capita abandonou o clube “sem autorização”, tendo sido “induzido” pelo Trofense a fazê-lo. “Após a oferta do Trofense” ao 1.º de Agosto, sobre a qual diz “não ter respondido”, o jogador “foi, no entanto, anunciado na página do Facebook do Trofense”, alegou o emblema angolano, que sublinha ainda que o clube da Trofa “não pagou nenhum dos valores” previstos no contrato e que, à época, “o jogador era menor de idade”, o que impossibilitaria a transferência.
Em resposta à reivindicação do 1.º de Agosto, o jogador e o Trofense contestaram a competência da FIFA, argumentando o caso apenas podia ser julgado por um tribunal arbitral localizado na cidade de Luanda. O argumento foi rejeitado pela FIFA, que não aceitou também a versão do jogador e do Trofense de que Capita não tinha um contrato de trabalho, mas apenas um acordo de aprendizagem, sustentando que o atleta nunca jogou uma partida oficial pelo 1.º de Agosto. O Trofense considerou igualmente que o jogador não poderia ser considerado um jogador profissional, pois o salário no clube angolano era equivalente a 46 euros por mês e essa compensação “é menor que o mínimo necessário para sobreviver e sustentar a si e à sua família em Angola”.
A FIFA justifica ainda a decisão tomada com o facto de ter havido, efetivamente, a quebra unilateral do contrato e a ausência do pagamento, por parte do Trofense, da cláusula, referindo que Capita não deveria ter abandonado o 1.º de Agosto enquanto a verba não fosse transferida.
A FIFA determinou, deste modo, que o jogador e o Trofense têm de pagar os 200 milhões de kwanzas (perto de 330 mil euros) referentes à cláusula de rescisão do atleta no prazo de 45 dias a partir da notificação pelo 1.º de Agosto dos dados bancários.
Em caso de incumprimento, Capita será impedido de jogar em partidas oficiais e o Trofense proibido de inscrever novos jogadores.
Essa medida do órgão reitor do futebol mundial terá duração máxima de três épocas completas e períodos consecutivos de inscrições.
A deliberação da FIFA pode ser lida AQUI.
Capita Capemba foi apresentado pelo Trofense em janeiro e alinhou, oficialmente, pelo clube a 23 de fevereiro, na vitória diante do Ginásio Figueirense, por 1-0, cumprindo 56 minutos em campo. Seguiram-se participações no triunfo frente ao Lusitanos Vildemoinhos (57 minutos) e na derrota caseira com o Leça (23 minutos).
Clube continua a apresentar jogadores
Entretanto, o Clube Desportivo Trofense continua a apresentar reforços para a próxima época. O mais recente é Serginho, guarda-redes de 37 anos que na época transata era o titular do Varzim, na 2.ª Liga. O defesa Tito Júnior, de 24 anos, vestiu a camisola do Sertanense nas últimas cinco épocas, onde jogou com muita regularidade.
Já o defesa central Santos, formado no clube, renovou o vinculo por mais três temporadas.
Desporto
Futebol Formação: Resultados do fim de semana


Os resultados e classificações das equipas de formação de futebol do CD Trofense e AC Bougadense.
CD Trofense
Juniores A
2.ª Divisão Nacional SA
18.ª jornada
Trofense 1-3 Merelinense
(8.º lugar, 21 pontos)
Juniores B
2.ª Divisão S3 AF Porto
14.ª jornada
Trofense 6-2 Águas Santas
(1.º lugar, 31 pontos)
Juvenis A
1.ª Divisão S1 AF Porto
16.ª jornada
Trofense 5-0 Felgueiras
(8.º lugar, 24 pontos)
Juvenis B
2.ª Divisão S5 AF Porto
13.ª jornada
Trofense 4-1 Leça Balio
(2.º lugar, 30 pontos)
Iniciados A
1.ª Divisão S1 AF Porto
16.ª jornada
Freamunde 0-2 Trofense
(9.º lugar, 22 pontos)
Iniciados B
2.ª Divisão S6 AF Porto
14.ª jornada
Trofense 0-13 Folgosa da Maia
(13.º lugar, 10 pontos)
AC BOUGADENSE
Sub-23
Camp. Esperanças – 2.ª Fase
Divisão de Elite
3.ª jornada
Bougadense 1-0 Leça Balio
(2.º lugar, 5 pontos)
Juniores
2.ª Divisão S3 AF Porto
15.ª jornada
Bougadense 2-0 Lavrense
(7.º lugar, 19 pontos)
Juvenis A
2.ª Divisão S5 AF Porto
13.ª jornada
Aliados Lordelo 2-2 Bougadense
(4.º lugar, 24 pontos)
Juvenis B
2.ª Divisão S6 AF Porto
11.ª jornada
Aliados Lordelo B 5-0 Bougadense B
(10.º lugar, 8 pontos)
Iniciados
2.ª Divisão S6 AF Porto
14.ª jornada
Tirsense 3-0 Bougadense
(5.º lugar, 28 pontos)
Infantis Fut.11
2.ª Divisão S3 AF Porto
14.ª jornada
Bougadense 1-2 Varzim
(13.º lugar, 6 pontos)
Infantis Fut.7
Divisão de Honra AF Porto
2.ª jornada
Melres 11-1 Bougadense
(12.º lugar, 0 pontos)
Desporto
Futsal Federado: FC S. Romão garante primeiro objetivo da época em sábado “gordo”
Além das vitórias do Bougado e do Guidões, o S. Romão garantiu a presença na fase de apuramento de campeão na 1.ª Divisão.


O passado sábado foi em cheio para as equipas trofenses que disputam os campeonato da Associação de Futebol do Porto. Além das vitórias do Bougado e do Guidões, o S. Romão garantiu a presença na fase de apuramento de campeão na 1.ª Divisão.
A jogar em casa, em jogo da jornada 14, da série 3, os romanenses bateram o CD José Lopes por 8-2. Com o triunfo, a formação de Zé Miguel Azevedo atinge assim a fase de apuramento de campeão e lutará pelo acesso à Divisão de Honra, quando ainda faltam realizar três partidas da primeira fase.
O FC S. Romão segue com 33 pontos, no topo da liderança e defronta, no próximo fim de semana, a formação ‘B’ do ADC Santa Isabel.
Também na 1.ª Divisão, mas na série 1, o FC Guidões voltou a vencer, desta vez, por 6-1, na receção ao Juventude de Gaia ‘B’. Com a vitória, os guidoenses subiram ao 2.º lugar da série, com 23 pontos, mas com mais um e dois jogos que os mais diretos perseguidores.
Na próxima jornada, a equipa da Trofa desloca-se a Matosinhos para defrontar o GD S. Sebastião.
Já na divisão maior da AF Porto, a Divisão de Elite, o CR Bougado recebeu e venceu, por 1-0, o Futsal Meinedo em jogo da fase de manutenção da prova. Os bougadenses, que venceram os dois jogos disputados, seguem na liderança com seis pontos e, no próximo fim de semana, desloca-se a Canelas para defrontar a formação principal do ADC Santa Isabel.
-
Assinatura em pdf6 dias atrás
Edição 782 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa6 dias atrás
Colisão entre camião e autocarro em Alvarelhos
-
Trofa3 dias atrás
Falecimento de Henrique Jorge da Silva Guedes
-
Trofa2 dias atrás
Despiste em Alvarelhos provoca um ferido
-
Trofa3 dias atrás
Quim Barreiros e Zé Amaro animam Feira Anual da Trofa
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento: Fernando Amorim Moreira
-
Região1 semana atrás
Multidão na pista de Guilhabreu para ver espetáculo de drift
-
Falecimentos5 dias atrás
Falecimento de Carlos Manuel da Cunha Peixoto