quant
Fique ligado

Ano 2011

Festa da Fonte nas ruas de Covelas

Avatar

Publicado

em


Grupo Crescer Unidos manteve viva tradição da Festa da Fonte em Covelas.

Os “mais antigos” não esquecem a Festa da Fonte, uma tradição na freguesia de Covelas. Para reavivar os usos e costumes, o grupo de jovens Crescer Unidos organizou, mais uma vez, a Marcha da Fonte, pelas ruas da freguesia. No domingo, 3 de julho, ao final da tarde, rapazes e raparigas, vestidos com trajes alegres, desfilaram pelas ruas até à fonte, onde as pessoas os esperavam.

Ao longo do caminho, a Oficina de Cavaquinhos e os Amigos do Canto TCA (Trofa Comunidade de Aprendentes) e os jovens do grupo, cantaram a marcha, da autoria da responsável do Crescer Unidos, Rosa Lage.

“A marcha estava linda, havia cor e alegria. Junto à fonte, o entusiasmo foi grande, pois é sempre um momento único vivido por todos aqueles que os acompanharam. É o sentir das vivências de todos aqueles que, há 50 anos, enchiam os cântaros, que transportavam à cabeça e ao ombro até suas casas. E pensar que ali se fizeram brincadeiras, amizades e até amores que ainda hoje se mantêm”, explicou Rosa Laje.

O grupo de Cavaquinhos e os Amigos do Canto atuaram junto da fonte, interpretando várias canções tradicionais, num momento “bonito”, com todos os presentes a participar no arraial.

“Foi mais uma tarde bem passada e por todos vivida com alegria. Para que esta festa se realize houve trabalho, dedicação, empenho do Grupo de Jovens e dos covelenses amigos que nos abriram as suas portas, disponibilizando-se para qualquer ajuda”, reconheceu a responsável.

Rosa Laje frisou o apoio das mães que “confeccionaram os belos petiscos, costuraram as roupas e que ajudaram” no que foi necessário.

“Realizar esta festa é um prazer para todos os elementos do grupo e para mim, em especial, já que aprendi esta tradição com os avós e os bisavós destes jovens. A passagem deste testemunho é muito importante para que as tradições e a cultura não se percam através dos tempos”, concluiu.

{fcomment}

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...