

Ano 2010
Festa benfiquista invadiu a Trofa
Os adeptos do Benfica saíram à rua para celebrar a conquista do 32º campeonato, no último domingo à noite. Na Trofa, a festa fez-se no lugar de sempre: a Rotunda do Catulo.
“O Benfica é muito mais que um clube, é muito mais que uma religião. Ser benfiquista é uma paixão”. Estas foram as primeiras palavras de Daniel Ferreira, um jovem benfiquista da Trofa, depois da confirmação de que o título pertencia ao clube da Luz. Daniel Ferreira e os amigos fizeram questão de assistir ao jogo em directo no ecrã gigante colocado junto à Casa do Benfica da Trofa. Depois do apito final do árbitro Jorge Sousa, os gritos misturaram-se com as lágrimas, na alegria contagiante de quem já esperava por este momento há cinco anos. Para este jovem trofense o Benfica “é o maior clube do mundo” e a conquista do campeonato “é uma alegria enorme”. “Só quem é benfiquista é que sabe o que é ter a sensação de ser campeão e o amor que há por este clube”, explicou Daniel ao NT antes de voltar à festa, que começou na Casa do Benfica e continuou na Rotunda do Catulo.
A assistir ao jogo, no ecrã gigante, estavam várias gerações de benfiquistas, que fizeram questão de mostrar a força da águia. Francisca e Marta são irmãs e esta foi a segunda vez que viram o Benfica vencer o campeonato. Com 5 e 7 anos, respectivamente, estas adeptas encarnadas são sócias do Sport Lisboa e Benfica desde bebés e o sorriso nos seus rostos expressava o que não foram capazes de traduzir em palavras.
Mas nem só os jovens vivem intensamente a emoção de vencer o título mais importante do campeonato nacional. Alfredo Coutinho, 64 anos, não escondeu a felicidade sentida: “Este é um dia muito feliz para o Benfica e para Portugal. Estávamos à espera deste momento há duas semanas”, rematou.
Junto às Galerias Araújo, uma bandeira de proporções gigantes mostrava a todos os que passavam na Estrada Nacional 104 a paixão dos benfiquistas trofenses.
Ano 2010
Tradição de porta em porta

O Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado mantém viva, ano após ano, a tradição de cantar as janeiras de porta em porta, levando o folclore da região a todas as casas.
Ano 2010
Arte em quatro rodas

Francisco Maia tem uma oficina de restauro diferente: recupera automóveis antigos há mais de 20 anos.
-
Região2 semanas atrás
Criançada, há uma aldeia aquática à vossa espera em Fornelo até domingo
-
Trofa7 dias atrás
Acidente condiciona circulação na EN14
-
Trofa3 dias atrás
Empresa sueca compra grupo Frezite
-
Trofa3 dias atrás
Homem em prisão preventiva após agressões à mãe
-
Edição 76813 horas atrás
📷 Participação em novela reacende sonho de Pedro em representar
-
Trofa2 semanas atrás
S. João de Guidões está de volta! Há noitada com os Irmãos Cardoso e majestosa procissão no dia 24
-
Edição 7685 dias atrás
Procuram-se figurantes para procissão da Senhora das Dores
-
Edição 7672 semanas atrás
Memórias e Histórias da Trofa: O embrião da industrialização