quant
Fique ligado

Edição 428

Feira medieval quinhentista de volta a Famalicão

Publicado

em

 

Cerca de 700 figurantes, vestidos a rigor, vão dar vida à Feira Quinhentista promovida pela Escola Profissional CIOR. De 20 a 23 de junho, a Praça D. Maria II, em Vila Nova de Famalicão, vai recuar no tempo, para recriar fielmente episódios históricos da época medieval.

Para Amadeu Dinis, diretor da CIOR, trata-se de um “evento majestoso, tendo em conta a sua natureza, amplitude e dimensão, onde se cruzam a história, a arte, a cultura, a gente e o viver de forma transversal, ativa e envolvente”.

Por sua vez, Paulo Cunha, vereador da Cultura e vice-presidente da Câmara Municipal, destaca o virtuosismo da parceria que a autarquia faz com a escola, uma vez que a Feira Medieval “já faz parte da agenda cultural do município, proporcionando aos famalicenses um reencontro com a sua história e identidade”.

A organização promete aos visitantes inúmeras animações, tais como acrobacias, autos de fé, mercados medievais, danças medievais, danças do povo. O ponto alto é, à semelhança de edições anteriores, o Assalto ao Castelo. Destaque ainda para banquete medieval, no dia 22, com início marcado para as 20 horas. 

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 428

Pré-tour de spinning na Trofa

Publicado

em

Por

A nova estação de comboios da Trofa vai ser palco do 3º pré-tour de spinning, que serve de preparação para o evento de 24 horas, que este ano se realiza na baía de S. Martinho do Porto. A iniciativa, que tem a chancela do ginásio Dino’s, do master instructor Dino Pedras, é antecedida por três provas de preparação e a última realiza-se na Trofa, a 30 de junho, pelas 15.30 horas, com a colaboração da autarquia e da Academia Municipal Aquaplace.

Dino Pedras explicou ao NT que a escolha da Trofa para acolher o 3º pré-tour deve-se ao facto de “ter instrutores de referência, inclusive um incluído na Promoteam de Portugal e que trabalha no Aquaplace”. “A Trofa tem sido uma referência na zona Norte, no que diz respeito ao desenvolvimento da modalidade de spinning. Já existe alguns laços com este concelho, até porque há dois anos recebeu a prova de 24 horas”, acrescentou.

Para além disso, realizam-se na Trofa “alguns cursos de formação contínua, em parceria com o Aquaplace”.

Dino Pedras afirmou que o evento internacional Spinning Tour 24 horas vai contar “com mais de 200 participantes”, mas as inscrições ainda estão abertas no site www.dinos.com.pt.

Durante três horas, os instrutores do Aquaplace, assim como João Valente, elemento da Promoteam, Fernando Andrade e Dino Pedras vão dirigir a classe que visa “angariar pessoas” para a prova-rainha, as 24 horas, que terá a sétima edição este ano. “É um evento internacional, que vai ser realizado na praia e terá aulas dadas por instrutores que, no universo do spinning, nos dão garantia de uma qualidade superior. Seis deles são internacionais”, explicou.  

Continuar a ler...

Edição 428

Agostinho Lopes é mandatário da candidatura da CDU à Câmara da Trofa

Publicado

em

Por

A CDU apresentou o mandatário para a candidatura do partido às autárquicas na Trofa. Agostinho Lopes considera que as eleições também devem servir para a população penalizar o Governo.

 Agostinho Lopes é o mandatário da candidatura da Coligação Democrática Unitária (CDU) às eleições autárquicas na Trofa. O histórico deputado do PCP, natural de Guidões, apoia Conceição Silva e Paulo Queirós e acredita no aumento de eleitos da CDU no concelho. Na Casa da Cultura, na tarde de sábado, 15 de junho, o comunista falou das consequências que as eleições autárquicas podem trazer para os órgãos de soberania, relembrando que este escrutínio já levou “a mudanças de Governo e maiorias”. Por isso, apelou: “Os homens e mulheres da CDU, e aqueles que partilham este projeto, têm todas as razões para perguntarem às pessoas se vão votar em quem lhes está a roubar salários e pensões, em quem lhes está a despedir e a pôr em causa a assistência na saúde e a escola pública. Podem perguntar se elas podem votar em quem lhes acaba com a freguesia”.

Leia a reportagem completa na edição desta semana d’ O Notícias da Trofa, disponível num  quiosque perto de si ou por PDF.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também