

Ano 2010
Famílias de etnia cigana realojadas no próximo Verão
A Urbanização das Bétulas, onde serão realojadas 30 famílias de etnia cigana, junto à estação ferroviária da cidade de Vila Nova de Famalicão, está em fase de acabamentos e deverá ficar pronta a ser habitada a partir do próximo mês de Junho. A estimativa foi apontada pelo presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, durante uma visita de trabalho às obras de construção da urbanização, realizada nesta segunda-feira.
“Fico contente com o que vejo. Estamos perante uma obra social de qualidade, construída em diálogo com as famílias ciganas que aqui terão condições para viver em dignidade”, afirmou Armindo Costa, referindo-se ao bom andamento das obras e ao significado da sua conclusão em meados deste ano: “A cidade de Famalicão deixará de ter pessoas a viver em barracas”, frisou, demonstrando, assim, as preocupações sociais da gestão municipal.
No próximo Junho, as cerca de 135 pessoas de etnia cigana, que integram 30 famílias a realojar, já terão terminado o período de formação ministrado pelos serviços sociais do município, em áreas como a gestão doméstica. O acompanhamento dos técnicos sociais, preparando as famílias para uma vida nova, justifica-se, tanto mais que estamos a falar de pessoas que sempre viveram em barracas e que agora vão ocupar os apartamentos de várias tipologias distribuídos em oito blocos com quatro pisos cada.
A Urbanização das Bétulas representa um investimento municipal de 2,8 milhões de euros, somando a compra do terreno (onde o Município investiu um milhão de euros). A empreitada está a cargo do consórcio constituído pelas empresas Inmetro Construções e Alexandre Barbosa Borges.
Para a concretização desta obra, a Câmara Municipal de Famalicão regista um apoio a fundo perdido do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana no montante de cerca de 30 por cento do valor da empreitada.
A Urbanização das Bétulas – assim designada pelo facto de o plano de arborização do conjunto habitacional contemplar a plantação de várias espécies de bétulas – está situada a sul da estação ferroviária de Famalicão, a pouca distância do local onde se encontram as actuais barracas a demolir, estando, deste modo, garantida a integração social das famílias a realojar.
A urbanização conta com a construção de 30 habitações (três T1, oito T2, treze T3 e seis T4), distribuídas por oito blocos de quatro pisos. Dois dos primeiros pisos de um dos blocos destinam-se à instalação de uma unidade municipal de acção social. No logradouro da urbanização está a ser estudada a criação de um pequeno espaço multifunções, vocacionado para actividades desportivas e recreativas.
Para além da resolução de um problema humano e social, que se arrastava desde 1974, a construção da Urbanização das Bétulas é o ponto de partida para a requalificação urbanística da zona poente da cidade. “O fim das barracas na cidade será um passo histórico ao nível da reabilitação urbana em Famalicão”, considera Armindo Costa.
Ano 2010
Tradição de porta em porta

O Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado mantém viva, ano após ano, a tradição de cantar as janeiras de porta em porta, levando o folclore da região a todas as casas.
Ano 2010
Arte em quatro rodas

Francisco Maia tem uma oficina de restauro diferente: recupera automóveis antigos há mais de 20 anos.
-
Trofa2 semanas atrás
Homem detido após ameaçar com arma de fogo em restaurante
-
Região1 semana atrás
Criançada, há uma aldeia aquática à vossa espera em Fornelo até domingo
-
Trofa2 semanas atrás
Incêndio de grandes dimensões na Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
Burlão que se fez passar por falso padre no Coronado voltou a atacar, fazendo-se passar por juiz
-
Trofa4 dias atrás
Acidente condiciona circulação na EN14
-
Trofa2 semanas atrás
S. João de Guidões está de volta! Há noitada com os Irmãos Cardoso e majestosa procissão no dia 24
-
Edição 7682 dias atrás
Procuram-se figurantes para procissão da Senhora das Dores
-
Edição 7672 semanas atrás
Memórias e Histórias da Trofa: O embrião da industrialização