Ano 2007
Famalicão em festa entre 7 e 13 de Junho
Entre 7 e 13 de Junho, Vila Nova de Famalicão está em festa com a promoção das Antoninas 2007. São sete dias repletos de animação, com os arraiais, os bailaricos, as marchas populares, fogueiras e sardinha assada, a envolverem todos os famalicenses e visitantes numa enorme festa popular.
Dos momentos mais tradicionais e significativos como o Cortejo Histórico, as Marchas Antoninas, o Desfile 
Neste âmbito, destaque para os concertos de música de José Alberto Reis, no dia 8, pelas 22h30, na Praça D. Maria II, de Mickael Carreira, no dia 9, a partir das 21h30, no Estádio Municipal e de André Sardet, a fechar as festas, no dia 13, também no Estádio Municipal.
Um dos momentos mais queridos das Festas Antoninas de Famalicão é, sem dúvida, as Marchas Infantis, que saem à rua já na próxima sexta-feira, a partir das 14h30. Santo António e Hans Christian Andersen dão o mote para mais um desfile carregado de criatividade e imaginação. Ao todo serão mais de 2.500 crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo a percorrer o trajecto desde o Parque 1.º de Maio, Avenida 25 de Abril, Rua Adriano Pinto Basto, Alameda D. Maria II, Rotunda D. Sancho I até às Piscinas Municipais.
Destaque também para as Marchas Antoninas, o momento alto das Festas, que como habitualmente invadem a cidade na grande noitada de Santo António, no dia 12, terça-feira. Este ano, irão desfilar 12 associações, que terão liberdade de escolha do tema.
O folclore, a etnografia popular e os cantares ao desafio são uma presença constante e identificadora das Antoninas de Famalicão. Assim, a actuação de ranchos folclóricos do concelho é quase diária durante os sete dias de festa.
O desporto também estará presente com inúmeras actividades, com destaque para a Corrida de Carros de Rolamentos, o Raid das Antoninas, o concurso de Saltos, e a tradicional Corrida de Galgos, que traz todos os anos à cidade, os melhores e mais velozes galgos do país.
AS MULHERES DA HISTÓRIA MUNDIAL NO CORTEJO
Uma das actividades que mais gente chama às ruas de Famalicão, assumindo-se como um dos momentos mais espectaculares e animados das Festas Antoninas é o Cortejo Histórico. "Recuperando alguns dos principais temas que fazem parte da nossa memória colectiva, o Cortejo Histórico envolve todos os anos várias dezenas de associações e colectividades locais, numa verdadeira e atractiva lição de História ao ar livre", como salienta Armindo Costa.
Este ano, o Cortejo Histórico está subordinado ao tema "Mulheres da História Mundial", uma oportunidade única para recordar grandes vultos femininos da humanidade. Através da apresentação de doze quadros, o público pode ficar a conhecer melhor as mulheres que ficaram na história por feitos extraordinários, pelo seu talento, ou simplesmente pela sua beleza, como é o caso de Marilyn Monroe. "De Cleópatra a Amália Rodrigues, de Joana d'Arc a Madre Teresa de Calcutá, serão muitas as personagens históricas, que desfilarão pelo centro da cidade, despertando a nossa memória, para grandes acontecimentos da história mundial", explica o autarca.
A VENERAÇÃO A SANTO ANTÓNIO
Paralelamente ao programa de animação, Famalicão continua fiel às origens das Antoninas, que já têm mais de um século. E a essência das festas é a veneração a Santo António, "O Santo Casamenteiro". Neste sentido, destaque para a Missa Solene em honra de Santo António, na Capela do santo, no dia 13. No final será distribuído o Pão do Santo António, uma acção que junta habitualmente vários milhares de fiéis. À tarde, pelas 17h30, a procissão em honra do Santo irá percorrer algumas das principais ruas da cidade, num momento de grande devoção, desde a Rua Alves Roçadas (Capela de Santo António), Rotunda da Água, Rua S. João de Deus, Praça Álvaro Marques, Rua Adriano Pinto Basto, Alameda e Praça D. Maria II e regressando à Rua Alves Roçadas.
As festas terminam, já noite dentro, pelas 0h00 do dia 13 de Junho, com uma sessão de fogo piro-musical, no Estádio Municipal.



